terça-feira, 27 de novembro de 2007

YING - YANG

YING – YANG Díptico Acrílico sobre tela (100x60x2)


Para melhor compreensão desta obra é necessário ter a noção do que significam estas palavras.
Segundo a concepção oriental, o universo era uno e sem movimento, até se ter cindido em duas espirais de energia, com dois princípios opostos, mas complementares entre si: Ying, o elemento feminino e Yang, o elemento masculino. Estes dois elementos primordiais, são essenciais para manter o equilíbrio dinâmico do universo e são um conceito tão puro que se pode aplicar a qualquer coisa. Ying é escuridão e Yang é luz, Ying é lua e Yang é sol, Ying é água e Yang é fogo ... Tudo o que existe contém estes dois princípios, portanto qualquer discriminação entre eles não faz qualquer sentido, porque um não existe sem o outro.
Esta obra foi criada para duas pessoas especiais (Ying e Yang) que habitavam um certo espaço. As suas cores reflectem a energia vital que uma sala de grandes proporções, com paredes brancas, precisa para tornar o ambiente acolhedor, caloroso, luxuoso, de festa...
As suas dimensões foram estudadas para evitar que, em conjunto com o dinamismo das cores, se tornasse demasiado absorvente e dominadora.
Depois de analisar estes aspectos mais conceptuais, a execução foi simples. Numa tela, Ying, estendi o amarelo cadmium medium hue, na outra, Yang, o vermelho cadmium hue. Reservei espaços iguais nas extremidades esquerda e direita, bem como na parte superior de cada uma das telas. A seguir pintei o vermelho sobre o amarelo, tendo o cuidado de deixar respirar esta cor, ou seja, deixar o observador sentir o amarelo, mesmo nas zonas cobertas pelo vermelho. Na outra parte do díptico, devido ao fraco poder de cobertura do amarelo, foi necessário adicionar um pouco de branco de titânio. Para compensar esta perda de intensidade, misturei um pouco de amarelo cadmium deep hue. E já está!
Esta obra é um elo de ligação entre estas duas pessoas, independentemente da distãncia que as separar...
Os outros símbolos deixo-os para a vossa fértil e criativa imaginação!

14 comentários:

gorrión disse...

....mi querido amigo, Mago de la LUXitania, qué alegría volver a estar gozando de tus novedades después de haber disfrutado tantísimo de todo tu "blog", en el intenso viaje que hice por todos tus cuadros desde el inicio.
Ahora vuelvo para sentir tus últimas obras con mayor grado de comprensión.Para percibir mejor los colores que se ven...y los que no se ven con los ojos pero que están ahí ; para saber que el ingrediente secreto de esos óleos es tu propia energía que mezclas para que al final podamos decir..."no sé porqué pero qué maravilla este nuevo cuadro de Antonio".
Y a propósito de este cuadro "Ying - Yang" ,como dijo el sabio :
"Mira - dijo el amigo al amigo sobre el puente - la dicha de los peces en el río.
Pero el otro amigo dijo : ¿Cómo puedes conocer tú, que no eres pez, la dicha de los peces en el río?
Respondió : Por mi dicha sobre el puente."
El árbol que habla azul...te manda miles de abrazos!

Nocturna disse...

¡Palabras sabias, Gorrión!
¡Cada vez que tú, António, nos das a conocer alguna nueva obra, nosotros somos tan felices como tú (y a veces más)!
Me gustan mucho ese rojo que elegiste y ese naranja...
¡Parecen los peces de los que habla Gorrión!

A.Tapadinhas disse...

Sinto-me um peixe, qual quê? um insecto, a ser obervado pelos olhos penetrantes, não sei qual mais, se do Gorrión, se do Lobo...:)
Felizmente, o resultado dessa observação tem sido favorável ao observado. O que me leva a duvidar da acuidade do observador. Os olhos dos amigos devem ter uma ligação directa do coração...
Abraço graaaaaaaaaaande!
António

A.Tapadinhas disse...

Estou espantado, Nocturna: gostas do meu vermelho? Traidora! Então e o meu azul? Também gostas? Pronto! são os olhos duma amiga, a quem eu quero muito... e a quem dou um beijo com todas as cores!
António

Anne M. Moor disse...

Este quadro é um abraço apertado. As cores do aconchego, as ligações humanas com uma profundidade interessante. Gostei... Gostei muito... Parabéns meu amigo! O jogo das cores fala de almas.

jorge disse...

El cuadro inmensamente bello.
La esplicacion maravillosa, para entender como manejas y mezclas los colores.
Emocionante cuando nos cuentas la razon por la que eliges los colores, las mezclas, el tema, la dedicatoria.
Entro en este mundo tuyo (la primera de todas las casas que tomo como mias) y aprendo, y me enriquezco, y aumenta mi curiosidad, y...
Volvamos al principio: ¡El cuadro es bellisimo!

Sibyla disse...

El eterno conflicto...
El bien y el mal, la luz y la oscuridad, ¡Qué bien reflejado en tu obra Antonio!!!
Con esas tonalidades, que nos recuerdan que la vida y nosotros mismos somos así de contradictorios.
Es siempre un placer acercarme a tus cuadros y cariñosas explicaciones.
Amigo Antonio, siento que la mayoría votara por el otro personaje,
pero como te dije, pienso también escribir sobre el pintor Diego Rivera.
Hasta pronto!. Abrazos.

Fernanda Irene disse...

Hola Antonio, me encanta esta tela y la disfruto mucho mejor con tús explicaciones. Lo que más me ha llamado la atención es la creatividad. Admiro la capacidad que teneis los artistas para crear de la nada. Esto no es un paisaje, ni es un bodegón o una figura humana, esto es un concepto plasmado a través de mezclas de colores y pinceladas. Me gustaría saber cómo surge la idea y cuándo la tienes tan clara en tu cabeza que tus manos saben perfectamente lo que tienen que hacer.

Un abrazo

Irene

A.Tapadinhas disse...

É verdade Sibyla, cada um de nós trás em si o eterno conflito entre o Bem e o Mal. A grande responsabilidade de cada um de nós é saber discernir entre os dois, porque estes não são conceitos absolutos. Cada um deles contém em si o germe do outro. O símbolo de Ying e Yang é constituído por um círculo dividido em duas metades iguais: a branca, Yang contém um ponto preto e a preta Ying,um ponto branco. As duas metades têm o mesmo valor: o comprimento da linha que separa as cores é igual ao da circunferência exterior, e o contorno que separa cada metade é igual ao perímetro da figura.
"Até na noite mais triste
na mais negra escuridão
Há sempre alguém que resiste
Há sempre alguém que diz não!"
Um abraço Yang.
António

A.Tapadinhas disse...

Lamento, Irene, mas a criatividade não tem qualquer explicação racional. Mas posso sugerir-te o que a pode despertar: amor e interesse pelas pessoas e coisas. Procurar saber o mais que for possível sobre as escolas de pintura e dos grandes mestres actuais e antigos,teorias das cores, tintas, pincéis,suportes e... e... Um crítico de arte sabe tudo isto mas não sabe pintar... O que quer dizer que saber tudo sobre pintura, não faz de ninguém um pintor... mas posso garantir que uma pessoa com as ferramentas indicadas tem mais probalidades de se tornar um pintor. Uma senhora pediu a Picasso que estava num café, que lhe fizesse um desenho num bocado de uma toalha de papel. Picasso acedeu e quando entregou o desenho, a senhora perguntou-lhe quanto era. Ele pediu-lhe uma enorme quantia pelo desenho. A senhora achou demasiado porque "tinha feito o boneco em poucos segundos". Picasso disse: "Por detrás desse desenho estão quarenta anos de estudos!"
Às vezes começo com um plano bem estabelecido para a execução duma obra. A maior parte delas não o cumpro... Como Picasso, se já sei o que vou fazer, para quê fazê-lo?
Um abraço cheio de interrogações...
António

Fay van Gelder disse...

Hello :)

Amigo António, passe por favor, lá no meu blog, estão lá uns prémios para si :)

Kiss :)

Fay van Gelder disse...

♥•.¸¸.•♥´¨´♥~•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥´¨´♥´¨´♥

.....@@.........
...@(´;´)@......
0==/--\\==0.....
.../_!_\\..........
..._| |_.......
BeijuLuzzzzzzzz e como o Yin e o Yang se complementam, há um pouco de tudo, cá por estes lados – Mas mais Yin, sem dúvida(risosss....).

♥•.¸¸.•♥´¨´♥~•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥´¨´♥´¨´♥

Nocturna disse...

Jajaja!
António:
Tus colores tientan a cualquier gusto azulino.
Intenté resistirme, pero no pude...

Un beso dubitativo:
Entre el rojo y el azul, (m...)salió violeta!

A.Tapadinhas disse...

No violeta moram duas das cores de que eu mais gosto... o azul e o vermelho. No meu vermelho há lugar para todos os azuis do mundo...
Beijo, rojo...
António