quinta-feira, 22 de novembro de 2007

PORTO - RIBEIRA


PORTO – RIBEIRA Muro dos Bacalhoeiros Óleo sobre tela (64x54)

Nesta minha vertigem pela Ribeira do Porto, uma das telas de que mais gosto e que por isso continua em minha casa, é esta que mostra o Muro dos Bacalhoeiros.
É uma obra em que utilizei cores fortes, com as suas complementares bem próximas, para salientar a força que emana daquelas pedras. Não satisfeito com o resultado obtido, procurei reforçar essa sensação com a mistura de areia na tinta, criando o aspecto rude e rústico das rochas, que falam connosco como as castiças gentes do Porto.
Nesta obra, as janelas das casas deixam de ser elementos “apenas” decorativos: estão humanizadas com a sugestão de roupas penduradas e vasos de flores que lembram as pessoas que as habitam.
Sei por experiência própria do mau gosto associado à escolha das molduras para as obras de arte. Não sei se por força da sugestão dos vendedores, que mais do que servir os clientes, querem vender as mais caras, ou por pressão do dono que quer valorizar uma obra que deve valer por si própria. Há casos em que a moldura fica mais cara do que a peça que contém.
Para este quadro fui eu que fiz a moldura: cortei e pintei a madeira com a mesma tinta que utilizei na tela. Utilizei o azul ultramarino (deep), misturado com um pouco de vermelho de cádmio, para o escurecer ao mesmo tempo que o torna menos frio.
É este Porto sentido que eu pretendi retratar. Para mim, sempre que passo por esta obra não resisto a dar-lhe uma nova mirada. E ela retribuiu como uma amante fiel: sempre lhe descubro novos encantos!

6 comentários:

tino cassi disse...

Antonio
Excelentes Porto-Ribeira’s
una vez mas,me sorprendes!
genial manejo de colores y texturas

Un fraterno abrazo
“deep ultramarino”

:)

A.Tapadinhas disse...

Obrigado, Tino.
Um abraço, texturado, em rojo de cadmio, como o meu coração. :-)
António

Legal Adviser disse...

Fantástico! Arte na mais pura acepção da palavra.

Anne M. Moor disse...

Uma sensação de gente muito gente vivendo aí... Janelas me fascinam... São portas de entrada para almas humanas que vivem... Qtas histórias têm atrás dessas janelas. E me encanta a maneira que explicas o teu trabalho... Linda obra!!

Pakous disse...

Sublime cuadro Antonio
verde escaso sutil
bien empleado en rincones prodigiosos
bonita composición

Un abrazo, amigo

Nocturna disse...

Hermosa obra.
Me bañé un ratito en el azul, adoro ese color.
Si a Tino le regalas un abrazo rojo de cadmio, para mí que sea uno azul... me lo darás?