A minha casa é um caleidoscópio Acrílico sobre tela (60x60)
Esta obra, logo que a completei foi reservada pela minha filha Dulce para a sua colecção particular.
Foi concebida logo a seguir a um período de grande produtividade, devido a uma série de exposições muito próximas umas das outras a que me tinha comprometido.
Em cada exposição, faço questão de apresentar algumas peças feitas para o local e pessoas que o frequentam, o que me causou algum stress e resultou no compromisso comigo próprio de não deixar repetir a situação. Afinal, pintar é uma actividade que serve a beleza, e a beleza é um dos elementos necessários para tornar o mundo melhor. Também para mim...
Abro um parêntesis para uma explicação simplificada do significado de alguns termos que utilizarei na descrição da tela e que talvez sirvam para melhorar a sua compreensão. Desculpem-me os que já sabem estas coisas: são só meia dúzia de linhas...
Há três cores primárias: o azul, o magenta (vermelho) e o amarelo. São as que não se podem obter com a mistura de outras cores.
Combinando duas cores primárias, obtém-se uma cor secundária. Azul mais amarelo = verde, azul mais vermelho = violeta, amarelo mais vermelho = laranja.
Estas, por seu turno, são complementares da cor que não entra na sua composição. Assim, o laranja é complementar do azul, o verde é complementar do vermelho e o violeta complementar do amarelo. Conforme a lei do contraste, qualquer cor atinge a sua intensidade máxima quando está ao lado da sua complementar. Mas duas complementares misturadas, aniquilam-se: ficam cinzentas. Nas cores, como na vida, o céu e o inferno são vizinhos.
Nesta tela reduzi a paleta à expressão mais simples: vermelho, azul e amarelo, as cores primárias, mais branco e preto. Com estas cores, como já vimos, podem-se obter todas as outras. Nela é evidente a utilização da lei dos contrastes, para potenciar a intensidade das cores: ao lado dum azul lá está o laranja a espreitar, e o dinâmico vermelho não deixa o verde distanciar-se para longe...
Lembram-se que estava stressado e que queria limpar a cabeça de coisas complicadas, de problemas? Foi o exorcismo desses fantasmas que sempre habitam as casas, as ruas e vielas das cidades antigas, pintadas obsessivamente, que eu consegui com a pintura quase automática dos pequenos sinais que iam ficando gravados na minha mente e que eu plasmei na tela...
Falta só dizer que a colocação desta obra para vossa apreciação, é também o cumprimento da promessa que tinha feito a uma querida amiga que tem um blog que se chama Caleidoscópio... Podem vê-la em
http://caleidoscopio-nocturnidades.blogspot.com/
Esta obra, logo que a completei foi reservada pela minha filha Dulce para a sua colecção particular.
Foi concebida logo a seguir a um período de grande produtividade, devido a uma série de exposições muito próximas umas das outras a que me tinha comprometido.
Em cada exposição, faço questão de apresentar algumas peças feitas para o local e pessoas que o frequentam, o que me causou algum stress e resultou no compromisso comigo próprio de não deixar repetir a situação. Afinal, pintar é uma actividade que serve a beleza, e a beleza é um dos elementos necessários para tornar o mundo melhor. Também para mim...
Abro um parêntesis para uma explicação simplificada do significado de alguns termos que utilizarei na descrição da tela e que talvez sirvam para melhorar a sua compreensão. Desculpem-me os que já sabem estas coisas: são só meia dúzia de linhas...
Há três cores primárias: o azul, o magenta (vermelho) e o amarelo. São as que não se podem obter com a mistura de outras cores.
Combinando duas cores primárias, obtém-se uma cor secundária. Azul mais amarelo = verde, azul mais vermelho = violeta, amarelo mais vermelho = laranja.
Estas, por seu turno, são complementares da cor que não entra na sua composição. Assim, o laranja é complementar do azul, o verde é complementar do vermelho e o violeta complementar do amarelo. Conforme a lei do contraste, qualquer cor atinge a sua intensidade máxima quando está ao lado da sua complementar. Mas duas complementares misturadas, aniquilam-se: ficam cinzentas. Nas cores, como na vida, o céu e o inferno são vizinhos.
Nesta tela reduzi a paleta à expressão mais simples: vermelho, azul e amarelo, as cores primárias, mais branco e preto. Com estas cores, como já vimos, podem-se obter todas as outras. Nela é evidente a utilização da lei dos contrastes, para potenciar a intensidade das cores: ao lado dum azul lá está o laranja a espreitar, e o dinâmico vermelho não deixa o verde distanciar-se para longe...
Lembram-se que estava stressado e que queria limpar a cabeça de coisas complicadas, de problemas? Foi o exorcismo desses fantasmas que sempre habitam as casas, as ruas e vielas das cidades antigas, pintadas obsessivamente, que eu consegui com a pintura quase automática dos pequenos sinais que iam ficando gravados na minha mente e que eu plasmei na tela...
Falta só dizer que a colocação desta obra para vossa apreciação, é também o cumprimento da promessa que tinha feito a uma querida amiga que tem um blog que se chama Caleidoscópio... Podem vê-la em
http://caleidoscopio-nocturnidades.blogspot.com/
33 comentários:
Siempre me gustaron las diferentes formas y matices que se pueden adquirir, girando el tubo del caleidoscópio, una y otra vez, desde niña estas miles de posibilidades me fascinaban.
Hoy he descubierto que los cuadros, ventanas de arte, pueden ser también esas caprichosas figuras, coloreadas, y llenas de luz, que te transportan a otras dimensiones.
Yo también visito a Nocturna, siempre nos regala poesía en imágenes.
Antonio, mis colores favoritos a la hora de pintar, son el magenta y el verde almendra, los mismos que le gustaban a Matisse...
Abrazos.
Não sei explicar o que senti ao botar os olhos neste teu quadro... uma miríade de emoções fazendo pipocar significados vários... A mistura das cores ficaram empactante e linda - o tipo de arte que gostaria de ter por perto...
As leituras que se faz de uma pintura é semelhante as diferentes leituras que se faz de um texto...
Syb, eu gosto de todas as cores mas julgo que as outras me perdoam, tenho uma certa preferência pelo azul... Quanto ao magenta utilizo-o bastante mas sempre combinado: para dar mais brilho ao vermelho, para tornar mais intenso um rosa, para aquecer um azul...
Um abrazo verde almendra...
António
Gostei pra caramba dessa imagem de "fazer pipocar significados vários". A partir de agora, quando sentir vibrar as cores, vou saber que elas estão pipocando...
Bjs (para as duas):)
António
António: tu és um mestre do significar nas entrelinhas assim como um leitor exímio delas... :-)
Es azuuuuul, azuuul, azul!
Preciosa, preciosa, preciosa!
Gracias António!
¡Un beso con todos los azules juntos!
Sabia que ias gostar! O azul é a cor do infinito... Se o sonho tiver cor é azul... É a cor do meu beijo, para ti...
António
Antonio: Hoy siento que sería fantástico que vivieras cerca, llamarte y compartir un café...podríamos hablar de tantas cosas...
Podría expresarte ,personalmente, cara a cara, lo maravilloso de tus pinturas ´...y, atrevidamente, te pediría que me sorprendieras con una pintura en la que se crucen los colores violetas, azules...donde se perciba aroma de jazmines y formas de fresias y nostalgia...
Amigo, gracias por estar y SER...
¡Gracias, António!
¡Por tí llevo las las mejillas azuladas!
¿Se darán cuenta las personas que al besarlas les transfiero un poco de tu azul?
hola Antonio, hola a Tod@s, hola Nocturna.
Hola pintores, poetas, amigos...
Un fraternal abrazo por toda la amistad que nos damos
sin pedirnos nada a cambio
Un abrazo para tí, mago de la luz,
para tus pinceles y colores
Viva el azul, el rojo, el negro, el amarillo cadmio, el verde esmeralda...
Sigue deleitándonos Antonio con tu amistad
Un abrazo
Paco
Hola Antonio,nos has enseñado tu taller de pintura, hemos visto tus "paletas", pinceles y óleos, nos muestras tus obras enriquecidas con tus comentarios y nos ayudas a entender y clasificar los colores. Verdaderamente descubrirte ha sido un lujo.
Un abrazo
Irene
Antonio, ¡que cuadro tan bueno! y ademas azul, mi color.
Y gracias por explicar a los ignorantes (como yo) los colores y sus cobinaciones.
Afortunada Dulce, dueña de esa maravilla.
Meu caro António,
Hoje foi um dia especial para mim. E completei minha alegria ao mirar tuas obras que sempre enfeitam minha mente e hoje enfeitaram esse meu dia.
Saudades,
Walmir
PS.: Tua influência me inspirou a voltar a pintar. Espero conseguir em breve.
Zulma, me deixas triste... Eu julgava que estávamos "cerca": contactamos sempre que achamos necessário e falamos das coisas que gostamos... Um abraço violeta (eu reforço o vermelho da mistura para ficar mais quente), com um suave aroma a jasmim...
António
Ncturna, graças a ti tenho mais uma palavra de espanhol no meu vocabulário: mejillas. Tens as maçãs do rosto azuladas? Vou escolher um vermelho profundo para secar definitivamente essas gotas que não passam de água. António Gedeão, termina o seu poema "Lágrima de preta", assim:
...nem sinais de negro
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.
Um beijo livre de cloretos.
António
"Paco!!!
Amigo!!!
O Povo está contigo!!!"
Frase a utilizar na manifestação a favor da manutenção do brilho das estrelas per seculae seculorum...
António
Irene, um luxo é ter-te como amiga e poder desfrutar das coisas belas com que nos regalas!
Um abraço ternurento.
António
Jorge, afortunado sou eu, por ter duas filhas maravilhosas, Dulce e Elsa, e ter atendido ao impulso que me levou a provocar o desconhecido (para mim!)treinador de hóquei que era professor, senhor de uma sensibilidade invulgar e agora, digo-o com orgulho, nosso amigo... Lembras-me (porque será:)?), o maravilhoso "Floquito de Nieve"...
Abraço.
António
Walmir, estou muito feliz por si - sei que é muito gratificante fazermos o que gostamos, aquelas coisas para as quais nunca temos tempo, por exemplo, pintar), e por mim - o agente motivador dessa sua atitude.
Também tenho um PS, para o Centauro.
Essa data especial... não diz porquê... Walmir, Walmir, será que é Sagitário do 1º. decanato?
:-)
António
Nocturna, li agora a msg que deixaste em "Poeira de estrelas". É um acaso essa sensação que tiveste ao ver essa tela? Será acaso, o nome que deste à tua galeria que coincide com o título que dei a esta tela? É acaso esta rede de amizades que vamos tecendo diariamente? Esse teu sonho (belo eu sei), está traduzido no pensamento que me ocorreu, noutra situação: A flor é única: depois de morta a sua beleza multiplica-se pelo seu número de pétalas.
Agarra o teu sonho cheio de pétalas de lírios e violetas...
António
Um caleidoscópio para ti. Um labirinto para mim ... de emoções de sentires, parece que se procura , não um rumo mas uma saída.
Sabes que depois vi o disparate quando me aproximei, à primeira vista (de relanece mesmo) parecia-me um cargaleiro :)
Um beijinho
....querido Mago de la LUXitania...Cuantos colores tiene tu paleta de pintor...pero más colores tiene la paleta de tu corazón : cada amigo que te quiere y que es en sí mismo un color único y original!Ven, toma mi color.
Un abrazo grande grande !
Gi, gostei dessa imagem do labirinto... Um Cargaleiro, noutros casos, dizem-me que parece um Vieira da Silva... Sinto-me honrado! Quando morrer talvez digam: parece um tapadinhas...
Só muito de vez em quando, aparece alguém que nasce para ser copiado: um génio...
Obrigado por me apresentares o Rick Bownan. Quando tiver um pouco de tempo, vou vê-lo descansado.
Beijo.
António
Querido amigo, Lobo das Astúrias, sei que é neste período de Inverno que tens mais trabalho para alimentar a tua imensa prole de amigos... A tua proverbial sagacidade saberá dar o alimento intelectual de que todos precisamos...
Enquanto espero, um abraço.
António
Apagaste o comentário que lá tinhas deixado. Alguma razão especial? Arrependimento? :)
beijinho
Fiquei envergonhado com o que tinha escrito... :)
Beijo.
António
António:
Al sueño lo tuve hace 2 años... a modo de premonición de esa tela y con ella de tu amistad!
Recibo tu beso "livre de cloretos" y en tus cuadros revivo ese sueño con "pétalas de lírios e violetas"...
Un beso sincero, amigo!
Agora ri :)
eu consigo ler mesmo depois de apagado. não havia nada, rigorosamente nada de que te pudesses envergonar. que disparate :)
beijinhos
AMIGO ANTÓNIO: SÍ, EU FAZIA GINÁSTICA ...HACE MUCHO TIEMPO.
TE CUENTO QUE SIEMPRE SUFRÍ DE OBESIDAD Y, A SU VEZ, SIEMPRE ME GUSTÓ BAILAR.
A LOS 18 AÑOS FUI A UN GRUPO DE AUTOAYUDA Y LLEGUÉ A 76 KG.. ME VEÍA MUY SALUDABLE Y ALLÍ REALICÉ EL PROFESORADO DE GIMNASIA AERÓBICA (DOS AÑOS Y MEDIO). ME RECIBÍ Y EMPECÉ A DAR CLASES REEMPLAZANDO A MI PROFESORA, ELIZABETH ROMANO, QUE SE HABÍA IDO A VIVIR A ITALIA.
LUEGO DE UN TIEMPO TUVE UNA RECAÍDA EN MI ADICCIÓN A LA COMIDA Y SUBÍ A 150 KG.
ACTUALMENTE ESTOY YENDO A ALUBA (GRUPOS DE AUTOAYUDA PARA ANORÉXICOS, BULÍMICOS Y COMEDORES COMPULSIVOS, ESTO ÚLTIMO ES MI CASO) Y ME ESTOY RECUPERANDO. DESEARÍA VOLVER A BAILAR SIN SENTIR ESTE SOBREPESO.
MI TRABAJO ACTUAL ES DE DIRECTORA DE UN JARDÍN DE INFANTES, LO CUAL ME GUSTA PERO NO ES MI PASIÓN.
¿SABÍAS QUE ADORO LOS CALEIDOSCOPIO? TU PINTURA ES ASOMBROSA ,INTRIGANTE Y TE INVITA A TENER DIFERENTES ENFOQUES, MIRADAS.¡¡TE FELICITO!!
TE ENVÍO UN BESO Y ABRAZO ENORME!!!!
...desculpa estar incomodar-te mas tive um problema com o meu blog...e perdi-te como amigo...sorry...mas gostava de te ter no meu novo blog...
Obrigada...e um abraço
Manela
...desculpa estar incomodar-te mas tive um problema com o meu blog...e perdi-te como amigo...sorry...mas gostava de te ter no meu novo blog...
Obrigada...e um abraço
Manela
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