segunda-feira, 29 de outubro de 2007

SÉRIE - AS CIDADES DAS EMOÇÕES

Igreja de S. Miguel, Alfama, Lisboa - óleo sobre tela (80x60)



A Cidade do Sol - Acrílico sobre tela (4 telas de 35x40)

O olho humano distingue uma grande variedade de cores e tons , sem limites definidos. Este espectro visível abrange uma certa gama de frequências que correspondem a seis cores: vermelho, laranja, amarelo - cores quentes e verde, azul e violeta – cores frias.
Gostei tanto do resultado da inspiração momentânea que me levou a executar o políptico “A Cidade dos Sonhos”, utilizando a gama de cores frias, que parti para a “Cidade do Sol” com a ideia precisa do que pretendia. Em quatro telas com as mesmas dimensões (35x40 cm) esgotar a minha paleta de cores quentes na transmissão da sensação do sol a aquecer o ar, as casas, a alma da gente da minha Lisboa. Com uma condição: deixar a gama de frequências mais elevadas para a obra que ficaria a seu lado - Igreja de S. Miguel, em Alfama, Lisboa.
Parece-me ter atingido o objectivo pretendido: fazer sentir que, com a mesma gama de cores, se podem obter contrastes e sensações diferentes, naturalmente potenciadas pelas evidentes diferenças de estilo.

4 comentários:

gorrión disse...

Sabio de la Lusitania, disculpe mi atrevimiento pero quisiera saber si hoy usted se encuentra bien .Espero y deseo de corazón que así sea y que no falte en su vida todo el amor, la paz y la felicidad que usted da a los demás con tanta generosidad.
Desde España , un fuerte abrazo!

Desabafosescritos disse...

Caro amigo,
Ler os seus textos sobre a sua pintura, as suas emoções, as suas escolhas em toda a sua arte tem sido uma agradável descoberta. Mais uma vez obrigada pela partilha. E viva o SLB!
Abraço,
Laura

jorge disse...

gracias por tu comentario en mi blog. Estoy de acuerdo con tu 5º mandamiento, yo no pinto pero todo lo que me aparte de lo que me gusta...y tambien me apunto a la excepcion. Te he robado algun cuadro para mi blog.
¿por cierto, como lo encontraste?

A.Tapadinhas disse...

Para Gorrion, o Lobo das Astúrias. Estou bem, apenas um pouco preocupado com meu coração: não sei como vai suportar tanto carinho, manifestado por meus amigos.
Amiga Laura - Obrigado pelas palavras. Hoje em minha casa é proibido abrir televisões ou rádios. As notícias são muito repetitivas e podem prejudicar o meu bem-estar. :)
Jorge - Deixei um comentário mais extenso no teu blog. Quero recordar-te que há Alguém que tem 10 mandamentos e o 8º. diz "Não roubarás". Eu perdoo-te e, ainda mais, agradeço o teu gesto. :-)
Abraço a todos.