domingo, 21 de outubro de 2007

CONVITE PARA UM CAFÉ
Esta tela está em Zambujeira do Mar, num monte alentejano que pertence a um grande amigo meu. Está lá, porque um grupo de nossos amigos convidados para o seu aniversário, soube do seu interesse por esta obra e, com muita pena minha em desfazer-me dela, foi a prenda de anos que lhe ofereceram.
De vez em quando, passo uns dias no monte para fazermos grandes (ás vezes pequenas, mas não é o mais importante) pescarias na foz do rio Mira, ou nas praias da costa alentejana. No monte, sento-me numa cadeira com fundo de palha, semelhante à que tenho na tela, frente a frente, separados por uma mesa. Porque aquele lugar na cadeira, não está vazio: Vincent Van Gogh está lá sentado. Eu vejo-o lá: os seus cabelos e barba vermelhos, o seu rosto anguloso com rugas bem vincadas e, sobretudo, os seus penetrantes olhos verdes a dizer-me ... não me atrevo a dizer o quê....
Lembrei-me de incluir este trabalho no blog por causa da senhora, a quem o nosso bom amigo Gorrion chamou de “princesa del Altillo”, me ter felicitado pela inclusão de “A casa amarela”, do grande mestre Van Gogh. Pensei comigo: afinal não sou só eu que o adoro. Esta obra foi feita em sua homenagem.
Obrigado a todos pelo calor das vossas palavras e faço-lhes um convite irrecusável:
Vamos beber um café com Vincent?

5 comentários:

Edmer Montes disse...

Admiro mucho a Van Gogh, y la tela que presentas es un gran homenaje.
¿cafe?... si.

Tomaremos café y veremos un campo de girasoles, con sus geniales amarillos y sus trazos ondulantes.
Nos sumergiremos en los lienzos como una película de Akira Kurosawa.
Gracias por tanta belleza amigo mío.

Herve disse...

Me alegra que coincidamos alrededor de una taza, para ti de café, para mi, de café con leche. Alrededor de mi taza se establecen abriles igual de libertadores que los vuestros, abriles que abren nuestras puertas y ventanas a nuevos mundos y dejan una gran marca indeleble en nuestra historia.

Desde Chile, un abrazo y un taza de cafe sobre la mesa
adios

Enéas Bispo disse...

Tu não precisas de autorização para entrares no meu blog, podes visitar sempre e faz favor de indicar entre os amigos.
Estarei em Portugal até 15 de Janeiro, de modo que su tu tiveres alguma exposição ou mesmo galerias onde expões as tuas obras me avisas.
Grande abraço e vamos as artes.

Enéas Bispo disse...

Esqueci de falar para ti que sou fotógrafo e tenho outro blog só de fotos.
www.eneasbispophoto.blogspot.com

A.Tapadinhas disse...

Estive a ver a "narrativa de um olhar" e só te digo que é colírio para meus olhos, só seres belos: mulher, borboleta, pássaro...
Logo que tenha exposição, te aviso.
Abraço.
António