sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A cidade da noite

Nesta obra, entre a concepção, o esboço inicial e o resultado final, qualquer semelhança é pura coincidência. Pensei dividir uma tela com duas cores de forte contraste – magenta e azul da Prússia. Depois da aplicação generosa com a espátula, planeei fazer cortes longos na vertical e curtos na horizontal de maneira a sugerir uma grande metrópole. No esboço em papel, aumentei, através da cor, a sensação que pretendia provocar.
Atirei-me decidido para tela. A espátula carregada de cor cobria a tela branca e a navalha abria as janelas de imediato para não deixar secar a tinta acrílica que, ao contrário do óleo, seca rapidamente. No momento certo (?) parei para ver o progresso da obra e planear os passos seguintes. Recuei até à extremidade do meu estúdio para apreciar o trabalho produzido. Fiquei siderado – senti que a obra estava pronta. Quando me aproximei dela, foi para a assinar.

4 comentários:

Desabafosescritos disse...

Quase o vejo a pintar. Obrigada pela sua partilha.
Aproveito para lhe dizer que a foto no meu blog é da costa norte de Itália, de um lugar que partilharei brevemente. Cinque Terre.
Um abraço,
Laura Ribeiro

A.Tapadinhas disse...

Obrigado pelas suas palavras. Não conheço a costa norte de Itália. Já estive em Veneza e Florença mas mais virado para o Mar Adriático do que para o Mar da Ligúria. Cinque Terre parece uma pérola...
Abraço amigo.
Tap

Nocturna disse...

Nooooo!

¡Qué pinturas preciosas!

¡MILLONES DE FELICIDADES PARA VOS!

Un abrazo desde Argentina!

A.Tapadinhas disse...

Já cá chegou o teu abraço caloroso!
O dobro de felicidades para ti.
Obrigado pela visita!
António