sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

...DE COMO EU COLABOREI NO SALVAMENTO DE UMA FOCA-BEBÉ...




Foca-bebé tinta da china sobre papel (56x44)

Este trabalho, de 1998, resultou do apelo de uma câmara Municipal, aos artistas do Concelho, para colaborarem numa daquelas campanhas contra o massacre, especialmente repugnante, das focas-bebé. Continua actual, porque em 2006 foram alcançados números impressionantes: 355.000 focas mortas!
Eu fui atingido pelo problema num daqueles tele-jornais especialmente realizados por Cronenberg para a hora de jantar, em que se mostrava homens a matar aquelas coisinhas fofas com um bastão de basebol! Sem comentários. Adiante...
Quando tinha o trabalho quase concluído a minha filhota Elsa passou no estúdio para ver o que eu estava a fazer. Adorou, claro (é filha), e então eu disse-lhe que faltava pôr o sangue que inundava aquela água... Olhou para mim incrédula! Quando compreendeu que eu estava a falar a sério tirou-me o desenho, que ficou sujo, não de sangue, mas de duas lágrimas que lhe correram pela face...

16 comentários:

Anne M. Moor disse...

Ao mesmo tempo em que os animais nos dão aulas de humanidade, os homens se mostram cada vez mais torpes... Se eu fosse a tua filha tbm teria chorado... A expressão nos olhos da foca está suplicando. António, como sempre, mestre da pintura e da sensibilidade...

ana disse...

La foca tiene mirada femenina, por que?, tiene mirada triste. Has reflejado bien en tu cuadro su tristeza y la vuestra.
Un abrazo Antonio,
ana.

Lucía disse...

Bôa tarde António, conheci o teu blog pelo blog de Ana. Estou a descobrir as tuas telas.
Grande abraço.

A.Tapadinhas disse...

Não sei mesmo, a quem saem nossos filhos... Todos estes pequenos actos individuais, poderão ter efeitos positivos. Temos de acreditar...
António

A.Tapadinhas disse...

Achas mesmo, Ana, que a mirada feminina é triste? Eu adoro a sua mirada. Sob aquela capa diáfana
de tristeza, estão alegrias imensas, prontas a ser distribuídas...
Abraço cariñoso.
António

A.Tapadinhas disse...

Lucia, gostei muito da tua visita. Amigos dos meus amigos, meus amigos são... Volta sempre que queiras. Vejo que fizeste um esforço para escrever em português... Podes continuar, mas eu com o tempo já entendo espanhol:)
Un cariñoso saludo. Vês? :)
Vou já visitar-te.
António

Pakous disse...

Bravo por tu solidaridad contra estas barbaries.
Llegará el día en que nos demos cuenta que los animales tienen cabeza , tronco, extremidades (como nosotros) y también un cerebro con sonrisas, lágrimas, alegrías, tristezas, y deseos de vivir en paz y libertad.
Llegará el día, pero que llegue pronto.
Un abrazo querido amigo

tino cassi disse...

ya cuentas con la bendición
de los vulnerables

suele ser la mas profunda
y poderosa...

mi amigo,haber encontrado
esta pintura tuya
fue una sensible sorpresa

un abrazo,con mis respetos
:)

A.Tapadinhas disse...

O depressa para quem precisa de ajuda é sempre demasiado devagar, não é, amigo Paco? Termos consciência do que vai mal neste nosso planeta azul, talvez seja um primeiro passo para resolver problemas...
Abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Tino, gostaria de acreditar no que dizes... espero que não se concretize só no reino dos céus...
Abraço.
António

Gi disse...

Tem sido um massacre impressionante. Eu também chorava .

Um beijinho, estive 2 dias fora mas regressei, aos poucos mas regressei .

A.Tapadinhas disse...

Gi, Espero que tenha valido a pena.
Beijo, com "Una furtiva lagrima".
António

jorge disse...

¡Bien por ti!
El cuadro es buenisimo.
Derramo dos lagrimas en solidaridad con cualquier campaña que pare esa atrocidad.
Un abrazo de foca salvada
pd sigo buscando mi segundo televisor

A.Tapadinhas disse...

Jorge, só vais recuperar o televisor na próxima vernissage...:)
Até lá.
Abraço

gorrión disse...

....cuantas barbaridades justificadas por el instinto depredador del homo Consuminis . Tu obra tiene unos ojos acusadores...porque casi todos de alguna manera somos co-partícipes de este tipo de actos salvajes aunque sea con la apatía y el desdén que demostramos cuando miramos hacia otro lado consintiendo que este crimén hacia otros seres siga sucediendo.Personas como tú son ejemplo con este tipo de actos generosos y comprometidos.
Me emocionan estas cosas.
Un abrazoabrazo!!

Nocturna disse...

António:
Tu actitud es siempre impecable y si a través de tus obras logras manifestar los malestares del mundo, mejor! Alguna vez, a fuerza de "insistencia" habrá que recapacitar!

¡Miles de abrazos para todas las bellas focas!

PD: Para que Jorge encuentre su televisor, habrá que festejar MES-versarios!