quarta-feira, 14 de maio de 2008

FESTA DE PINHAL NOVO (5)


Castelo de Palmela
Acrílico sobre tela 40x50cm

Já assinei a obra! Quer dizer que a considero acabada! Algumas vezes, não assino imediatamente, porque não estou totalmente seguro de que o quadro esteja acabado. Deixo-o pendurado no estúdio para que a comunicação se mantenha, até que a tela me diga o que lhe falta. É um processo que tem resultado. Neste caso, tenho a sensação nítida que a obra está acabada: tudo o que fizer a seguir está a alterar a integridade que sinto nela. Às vezes basta um pequeno traço, uma pequena mancha de cor, para alterar substancialmente uma harmonia... Pensemos no que aconteceria se alterássemos as quatro primeiras notas da Quinta Sinfonia de Beethoven: já foi dito que seria como anular a peça inteira!
Como puderam observar, utilizei inicialmente uma pincelada espessa, carregada de matéria, para se tornar mais expressiva e talvez despertar mais emoções. Tentei encontrar no final um compromisso entre essa pincelada emotiva, e outra mais objectiva, tendo em atenção tanto a construção das formas como a descrição do motivo: Queria que fosse facilmente identificável a Serra do Louro e o Castelo de Palmela.
Deu-me muito prazer fazer esta obra e partilhá-la com os meus amigos, à medida que ia crescendo. Não foram muitos os que comentaram as diversas fases do processo, mas sei que não deixaram de o acompanhar: Estou prestes a atingir as 10.000 visitas, desde que iniciei este espaço, em Setembro de 2007. Talvez noutra altura, se sintam mais à vontade para fazê-lo, pois não tenho, não tenham dúvidas: não são precisos especiais conhecimentos técnicos – a vossa sensibilidade chega e sobra!
A todos, o meu muito obrigado!

23 comentários:

Isabel disse...

Esos tonos de azul!!! Qué preciosa luz que le dan. Esta obra ha sido un poco pintada por todos ;)))
Es hermoso descubrir el arte de la mano de un artista. Besos y gracias a ti.
http://senderosintrincados.blogspot.com

No-Me disse...

Belíssimo. Eu tenho um pessoal afecto por esse castelo. :)

Fernanda Irene disse...

António, que arte más grande tienes!! "Festa de Pinhal Novo" es una preciosidad. Miro la ladera del monte y veo cómo cada pincelada está en su sitio, dando en un caso las sombras y en otros los brillos. Los surcos en la tierra, árboles y arbustos están perfectamente definidos con ese juego de luz y sombra. Los caminos ocres, los edificios de tejados rojos siempre, y ese Castillo en la cumbre con su bosque de azules es una fiesta de color. Tu éxito está garantizado. Enhorabuena, António, te felicito de corazón, y gracias por hacernos partícipes de tu maravilloso oficio.

Un beso de buenas noches

Anne M. Moor disse...

O 'azul' ganhouuuuuuuuuuuuu!!!! E obrigada a ti por nos permitir esta experiência de acompanhar o teu pintar. Mágico. Maravilhoso.
Beijos encantados

Suzana disse...

Estranho como o azul "fechou" a obra e muito embora não seja o foco principal, atrai sobremaneira nossos olhos para que possamos sonhar e depois sim,admirar as casas ao fundo e então o castelo.
Este é o mistério da obra.Nos faz passear em entre tons de sonhos e realidade.
Amei!
bjs

jorge disse...

Me gusta.

Me ha gustado verla crecer.

Tengo que reconocer que me ponia nervioso desde el momento tres (ya me gustaba), pensaba ¿y si va a peor?

Pero no, cada dia mejor.

Ya llevas mas de 10.000 visitas. ¡Que mundo este de internet!
No podiamos imaginarlo (ni siquiera imaginarlo) en los años sesenta cuando estabamos intentando cambiar el mundo.
Y a fe que lo conseguimos, no se parece al que recibimos desde el principio del siglo xx.

A.Tapadinhas disse...

Isabel: A terra quente que sustenta o castelo, tem os tons laranja que dão vida aos azuis. Estas palavras, são ditas por um técnico; uma pessoa sensível diz que gosta... e têm os dois razão!
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

fl: Na festa de Pinhal Novo, de 5 a 10 de Junho, podes ver ao vivo, este quadro e o perfil do Castelo de que tanto gostas.
A seguir, irei visitar o teu blogue... e, a propósito, como chegaste ao meu?
Bem-vindo/a.
António

A.Tapadinhas disse...

Fermina Daza: Mais uma vez, a tua descrição do que vês é uma autêntica lição que pode servir para um guia turístico, a editar pela Câmara de Palmela, ou para um catálogo de pintura. Não sei o que vai fazer a Câmara, mas eu, se calhar, vou aproveitar o texto (sem tradução para aproveitar a musicalidade das tuas palavras) para ter presente nos dias da Festa. A propósito: vais estar em Portugal nessa altura?
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Anne: É maravilhoso o teu entusiasmo e, se calhar, não fazes ideia de como eu me sinto recompensado, feliz por constatar essa evidência.
Outro assunto. Estive a ver o site da AMLAC (parabéns pela homenagem!) por sugestão de Jorge Lemos. Vê s.f.f. a minha postagem anterior e se puderes, manda-me um e-mail com a tua opinião...
Beijo do alto do Castelo. :)
António

A.Tapadinhas disse...

Suzana: As tuas palavras transmitem-me a noção de que o meu objectivo foi conseguido: sem destruir a percepção da realidade que estava a pintar, recriá-la, para que a sua beleza, surgisse com todo o esplendor.
Beijo sem mistérios.
António

A.Tapadinhas disse...

Jorge: Tenho notado o receio de quem me observa a pintar, que a obra perca algo com a nova sessão que irei fazer. Quer dizer que os observadores consideram a obra concluída antes de mim... Não sei bem o sigificado desta constatação, mas vou pensar sobre o assunto.
Falas em mudar o mundo na altura certa: foi em Maio/68 que o Mundo começou a mudar. Nos nossos países, um pouco mais tarde... :-(
O ritmo de mudança tem sido cheio de altos e baixos, não achas?
Hasta la vitoria, siempre!
António

Rita Galante disse...

Olá querido amigo, adorei ver a evolução da "Festa de Pinhal Novo", a diferentes fases, o abrir das cores, tudo.

Não é meu hábito, mas tenho lá no blog um desafio que gostava que alinhasse. Não é nada do género de falar sobre si, escrever uma frase com 6 palavras, nomear blogs... Nada disso! É só mesmo a sua opinião. Se puder, e quiser, e.

E, se me for permitido, estendo este convite a todos os que lerem esta mensagem.

Beijinhos de Amor, Paz e Luz!

Anne M. Moor disse...

Estou indo já já...

A.Tapadinhas disse...

Angel... Pinhal Novo e o pintor Pinhalnovense, agradece a luz que lançou sobre o meu quadro. Quanto ao seu pedido (ordem:-), vou já satisfazê-lo...
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Anne: Cuidado com o degrau! :))

Beijo.
António

Rita Galante disse...

Olá querido amigo!

Obrigada por ter aceite o meu desafio. Fiquei muito feliz.

Fico contente que também tenha um quadro semelhante à fotografia que fala no P.S. que deixou. Como sabe, existem muitas imagens de caminhos com árvores naquela posição e realmente são mágicas! Tenho pena é que a fotografia, com mais de 15 anos, tenha ficado toda desfocada quando fiz upload para o blog. Penso que terá sido das exageradas dimensões, mas, mesmo assim, gosto muito dela.

Beijinhos de Amor, Paz e Luz!

Anne M. Moor disse...

António,
Amanhã cedinho (6.30) estou saindo daqui em direção a São Paulo. Só volto na quinta pra casa. Meu pc já foi pro técnico e portanto não tenho teu email comigo :-) Quando eu voltar te mando um email e conversamos.
Vou lamber a cria que mora lá... :-)
Abração

A.Tapadinhas disse...

Anne: Eu sei! Já tenho lugar marcado no "Genial". Encontramo-nos lá...
Beijo.
António

Anne M. Moor disse...

Antonio,
Vai lá ver o teu lugar no Genial no Life... Living...

ZULMA disse...

Antonio: ¡Qué bella es esta pintura!! Me encanta este, tu espacio...Posee un clima único dado por el pincel de tu esencia.
Gracias por tu presencia, es muy valorada ...!!!!
Un abrazo especial para ti

Nocturna disse...

Me gusta muchísimo su terminación.
La gama de colores que utilizaste es excelente.
Niño, pronto vendré a "llevarme" más obras (y besos) a mi sitio.

:)

Abrazosssssss

SHE disse...

esos senderos que tientan a recrearse en sus finales, los colores càlidos, profundos, contrastantes, la luz y sombra mezclada en su justo valor...

yo la visita 10001 te felicito
y brindo por tu exito!!!

salud mi Rey de la pintura y los besos!!!!!!