quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

SAGITÁRIO


Sagitário Óleo sobre tela 100X100cm
Durante anos, fui surpreendido por uma amiga, profundamente estudiosa destes assuntos da astrologia, que era capaz de prever as situações mais inesperadas sobre a vida das pessoas. Esse facto afectou-a de tal maneira, que deixou de fazer horóscopos das pessoas amigas, para evitar problemas de consciência com o “conhecimento” que tinha de que algo de mal iria acontecer, sem as poder avisar dessa circunstância. A mim, avisou-me que iria abandonar a minha carreira no Marketing e que, a partir dessa data, começariam a aparecer-me nas mãos e cara, manchas de diversas cores...
Quer acreditemos ou não, todos nós já deitámos os olhos a um jornal ou a uma revista, para ler o que dizem os astros sobre esta ou aquela situação.
Quando decidi passar para a tela todos os signos do Zodíaco, comecei a investigar os elementos que deviam compor cada uma das obras.
Como é natural comecei pelo meu.
Então, fiquei a saber que Sagitário é o 9.º signo do Zodíaco, associado à constelação de Sagittarius e que é ilustrado com a figura do arqueiro Quiron, um centauro, metade homem, metade cavalo, como todos os centauros que se prezam. O seu elemento é o fogo, o planeta regente Júpiter, perfumes canela e rosa, a pedra da sorte ametista (eu acho que devia ser o diamante), o metal é o estanho (parvo, era melhor platina), a cor púrpura...
Caracterizado por um amor à verdade, é muitas vezes inconveniente. Gosta de arriscar, de descobrir novos horizontes e viajar. Procura um significado mais profundo para se transcender da natureza humana para o divino, que pode resultar em intolerância para as pessoas vulgares. Quer sempre ultrapassar os limites com um optimismo inabalável.
Fui ver qual a companhia que tinha entre os Sagitários ilustres: Leonardo da Vinci, Beethoven, Oscar Niemeyer, Steven Spielberg, Manuel de Falla, compositor espanhol (Espanha é regida pelo signo do Sagitário), autor da “Dança Ritual do Fogo”... Nada mau...
Gostei muito da parte que diz que ninguém sentirá tédio na companhia de um Sagitário, que pode falar de filosofia, ou religião e ser capaz de tudo (não sabia!) para satisfazer a mulher que ama.
Para a realização da obra, socorri-me da tensão e energia da música de Beethoven, que dá uma fogosidade transcendente à sua música em que o tom e a cor são azul-púrpura profundo, com o propósito de desenvolver a consciência cósmica (seja lá isso o que for) do músico, de quem escreveu estes palavrões e, já agora, do pintor. Coloquei uma série de símbolos cabalísticos que têm a ver com o tema. Já procurei nos meus apontamentos, mas não os consegui encontrar: alguns deles já não sei o que significam, por isso, não me façam perguntas difíceis...
Como disse Jorge, esta tela está no primeiro museu Tapadinhas, de que é curadora residente a minha filha Elsa...

41 comentários:

Fay van Gelder disse...

Lindo :) amigo António,

O meu é Aquarius :)

Bjocas Florais e Muitas :)

Pena disse...

Estimado e Talentoso Amigo António:
O seu intenso fervor à Arte expressa-se por um genial bom gosto e maravilhoso sentir. Profundo!
O seu "Mundo" deve fascinar qualquer um, não só a mestria como decora a sua vida como concebe a sua deslumbrante Arte preciosa, rica e sentida.
Também na arte da escrita, a sua intensa curiosidade por tudo o que vive, o seu modo de estar e ser são pura e simplesmente brilhantes, magníficos.
Parabéns sinceros.
É uma imagem a reter, a ler, a permanecer de forma duradoura pela significação gigantesca de talento e um discernimento lúcido e atento grandiosos a tudo o que gosta e faz parte do que é.
Sabe, penso que não me faltou "viajar" nenhum livro de Jean Paul Sartre. Na minha adolescência percorri-os todos. Todos!
Quando verifiquei que o citava lá no meu "cantinho" da escrita vi algo que me transcendeu, que me compreendeu. Sim! Devorei a "Náusea" e senti um deslizar de pequenas gotículas de água dos meus olhos. Senti que alguém importante me escrevia o que escreveu.
Fiquei muito tempo a pensar nas suas linhas de palavras.
Há pouco tempo fui a Paris e consegui encontrar o "Deux Magots", café frequentado pelo escritor. Também lá vi a sombra de Simone de Beauvoire, sua companheira e escritora que compartilhou a sua vida com Jean Paul Sartre. Emocionei-me muito, creia.
Sem mais, OBRIGADO pelo gesto significativo encantador.
Sempre a tê-lo na maior amizade, estima e consideração, talentoso amigo

Abraço forte

pena

Edmer Montes disse...

No soy partidario de la astrología, pero respeto a las personas que si. No dejas de sorprenderme con tu trabajo amigo mío. Y veo que tu familia sigue tus pasos. Un abrazo.

Gi disse...

Cliquei na imagem para a aumentar. Merece a pena. Chamaste o "fogo" do signo nao através do vermelho (mais carbneiro) mas através dos amarelos alaranjados. Gostei da composição e o centauro é figura que me fascina. Talvez porque não sendo o meu signo mas sim o meu ascendente gostei paricularmente desta composição. Não sou entendida na matéria, sou céptica em relação a quase tudo mas mesmo assim é irresistível saber mais um pouco. Como vês não és só tu que procuras matéria de sonho :)

Um beijinho grande

jorge disse...

En menudo lio te has metido Antonio, ahora todos querremos la pintura de nuestro signo.
Y no solo la pintura, tambien la completa explicacion que le acompaña.
Voy a intentar "conquistar" a tu hija, para que me invite al primer y original museo Tapadinhas.
Me ha encantado el cuadro, la exolicacion.
Yo soy exceptico.
Abrazos

Isabel disse...

Es un precioso cuadro, y fue una hermosa predicción que se cumplió. Ese museo vale oro, que Elsa lo cuide bien, besos.
http://senderosintrincados.blogspot.com

Anne M. Moor disse...

Sabes o que mais gostei na tela? :-) Foi o jeito da mão... uma mão com aspecto forte... Gosto de mãos...
Eu acredito em astrologia, não cegamente, mas respeito...
Beijos misteriosos

Аmanecer disse...

Hermosa pintura Antonio, y con que lujo y detalle has explicado todo lo relacionado a este signo.

Afortunada tu hija de tener, tan valiosos tesoros (tus pinturas).

Besos y muchos màs.

A.Tapadinhas disse...

Miss: Já percebo a sua proverbial boa disposição: o Aquário é representado por Ganimedes que tinha o cântaro com o néctar da eterna juventude... A menina em vez de uma taça bebeu todo o líquido do cântaro...
Beijo da eterna juventude.
António

A.Tapadinhas disse...

Amigo Pena:
Tenho muita admiração por si: sabe retirar de cada pequena coisa algo de transcendente que o motiva e nos motiva para a superação. No meu despretencioso comentário soube encontrar a teia que o levou ao "Deux Magots" e a Simone de Beauvoir, professora de filosofia... Por agora, "tudo dito e feito" (1972)
Abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Tánatos:
Essa abertura de espírito é a posição correcta sobre as pessoas e sobre a vida. Se alguém se sente mais protegido com a atenção de um Ser superior, quem somos nós para a criticar?
Abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Gi: É bom sonhar, não é? Ter a capacidade de sonhar, não importa o quê, algumas vezes acordado, é fundamental: o homem/mulher consegue resistir mais tempo à privação de alimento do que do sono. Sabes porquê? É porque sem sonhos ninguém consegue viver... digo eu!
Beijo sonhador.
António

A.Tapadinhas disse...

Jorge: Tu pertences ao terceiro signo que é associado à constelação Gemini. És um dos signos mutáveis, como o do Sagitário. Os Gémeos estão relacionados com o mito de dois irmãos. Um é imortal e o outro é morto numa batalha (não percebo porque o desgraçado do mortal vai para a batalha). Pólux, o imortal, pede ao seu pai, Júpiter, que o ressuscite. O raio dos deuses nunca fazem as coisas como os humanos gostariam! Júpiter satisfaz o pedido determinando que a imortalidade seja compartilhada: os dois irmãos alternam diariamente a vida e a morte...
Não terás conflitos diários entre a vida e a morte, mas és muito inteligente, generoso e imaginativo, para além de gostar muito de mudanças e movimentação - veja-se esse fim-de-semana...
Estás convidado para a inauguração, se a minha filha concordar... :)
Abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Isabel: Cada uma das obras que ela escolheu, ganha uma força vital, que lhe dá energia para proteger tudo o que a rodeia...
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Anne: Tu és uma pessoa determinada,
gostas de ter nas mãos a condução do teu destino, por isso não me admira que gostes da minha mão. :)
Sei que também terás um ombro confortável para quem quiser chorar nele...
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Amanecer: A explicação que dou, é apenas uma pequena parte do que tive de ler para conceber a obra. Não fazes ideia da quantidade de informação que há sobre este tema. Talvez por isso não tenha feito mais nenhuma... Acabava por ter um blogue de astrologia... :)
Beijo.
António

Anne M. Moor disse...

António:
Como boa taurina que sou, posso querer, mas nem sempre o tenho nas 'mãos' - o coração muitas vezes toma posse!!
Os ombros estão sempre disponíveis... :-)
Beijos

Fernanda Irene disse...

Querido Antonio, "Sagitario" es, sin duda, una obra impactante, enigmática y cabalística. La imagen del centauro resulta imponente, así como toda la simbología que lo acompaña. Esta pintura tiene un halo de misterio que te lleva a imaginar extraños sortilegios y rituales mágicos a la luz de las estrellas.

Beijo

Irene

Pakous disse...

Fabulosa la tela, amigo sagitario.
Eres un fuego con halos de centauro...
Los aries somos también fuego y muy alocados...
Un abrazo amigo Antonio.

ZULMA disse...

António: Me impacta la mano que aparece tomando al signo del zodíaco...Me hace pensar en las predicciones astrológicas y su relación con la acción del hombre...¿todo está determinado ?
¿no se puede tomar al destino por el cuello y transformar aquello que aparece como inevitable?
Excelente pintura...!!!

SHE disse...

Ahora comprendo tanta afinidad, tu signo es muy pero muy afin al mìo y lo siento mucho, pero tal cual dice Jorge, queremos el nuestro, con explicaciòn y todo.
Ya somos dos Miss y yo :sigue Acuario, no tienes salida, A CAMBIO
te quiero hoy menos que mañana y pasado mañana mucho màs, vale?

Siempre me encanta la textura y el color que le das a una imàgen pero apoyandome en Fermina
(como siempre)tu cuadro despide un halo de misterio indescriptiblemente bello!
besos querido amigo

A.Tapadinhas disse...

Anne: Aproveito o teu ombro virtual e quando/se nos encontrarmos vou cobrar...

A.Tapadinhas disse...

Irene: Os mitos associados ao signo, são histórias muito fortes, mesmo violentas. Quiron, o centauro, detém o poder da cura pelas ervas medicinais, era imortal mas uma flecha da Hidra causou-lhe um ferimento que mesmo ele, não consegue sarar. Para acabar com o sofrimento, foi concedido ao centauro o direito de morrer. Está no céu, na constelação de Sagittarius... As estrelas que aparecem na minha obra, reproduzem em tamanho e intensidade essa constelação, que difunde essa luz misteriosa que ilumina a tela...
Beijo com luz de estrelas.
António

A.Tapadinhas disse...

Paco: Aries=Carneiro é o primeiro signo astrológico, que juntamente com Leão e Sagitário são os signos do Fogo. Parece-me que tens as características do teu signo: entusiasmo para descobrir o segredo das estrelas, capacidade empreendedora para ir a locais remotos descobrir fósseis e destemor para enfrentar os possíveis perigos...
Abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Zulma: Pertences ao décimo signo astrológico, associado à constelação de Aquarius. Juntamente com Gémeos e Libra formam os três signos do Ar. Tens na mão o cântaro com o néctar da eterna juventude: serve-o aos deuses do Olimpo, mas guarda um pouco para ti... e lembra-te dos amigos... :)
Beijo com néctar.
António

A.Tapadinhas disse...

She: Estão em maioria as aquarianas: lê o que eu disse para Zulma...
Agora percebo a a tua incrível sensibilidade: sabes falar com as estrelas e sabes coisas que os humanos não conseguem expressar. Deve haver pessoas que te acham esquisita, porque não têm capacidade de compreender o génio, mas é um assunto com que não te preocupas minimamente...
Não sei se eu, pobre mortal, posso beber duas taças do néctar da eterna juventude...
Vou considerar a hipótese de continuar a série de obras com os Signos do Zodíaco... se o néctar resultar...
Beijo.
António

Anónimo disse...

Lindo cuadro eu gostei.Saudaçoes.
anamorgana

Gi disse...

António, não sei se reparaste mas adeixei-te um prémio (Arte Y Pico) para levantares no meu canto. É totamente merecido e é com gosto que to oferto

Gi (signo carneiro para que conste :) )

Beijinhos

Fay van Gelder disse...

Amigo António, então eu era lá capaz de lhe dar reguadas... risosss...muitos... :)

No way José ... risoss...muitosss:)

"A menina em vez de uma taça bebeu todo o líquido do cântaro...
Beijo da eterna juventude."

Epah , epah nem eu sabia que o tinha bebido todo ... risoss...muitosss ...:)

Beijoca XXL e Super Fim de Semana e Viva a Boa Disposição :)


*** E Aquarius, para quando a pintura?

A.Tapadinhas disse...

Anamorgana: Não te esqueceste de mim... Há muito tempo que não me fazias uma visita... e eu a ti! Vou corrigir essa falta!
Abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Gi: Claro que não vi! Vês-me aos saltos, ou aos gritos de satisfação? Vou já levantar o prémio e vou para a farra toda a noite, para comemorar! És dum signo do Fogo, como eu...
Beijo com amianto (para protecção).
António

A.Tapadinhas disse...

Miss: Seu signo é do elemento Ar, que possibilita a comunicação e o bom relacionamento com os outros. Explica o Universo com base em grandes ideais, mas não desiste até obter aquilo que deseja...
E eu quero beber a taça do tal néctar... :)
Beijo sequioso.
António

e-ko disse...

olá, venho agradecer a visita. já vi por aqui coisas bonitas mas, vou olhar com olhos de ver, agora...

então, muitas manchas de cor na cara e nas mãos... isso limpa-se com um pano e diluente...

SHE disse...

dos?...por mi te doy el càntaro
completo! con tal de que me pintes lo que quiero.

besos profesor.

A.Tapadinhas disse...

e-ko: Minha amiga (amiga da Gi...),
se me conhecesse melhor, chegaria à conclusão que eu adoro o cheiro e a cor das tintas... mais do que manchas, vamos chamar-lhes decorações temporárias... :)
Prometo limpar-me quando começar a entrar no seu (costumo dizer, cantinho) mundo...
Gosto do seu sentido de humor: dura mais do que a beleza física.
Não me atrevo, apesar de tudo, a mandar-lhe um beijo. É o nosso primeiro encontro. :)
Ténue abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

She: Cito Camões, o nosso épico.

Descalça vai para a fonte
Leonor pela verdura;
Vai formosa e não segura.

Leva na cabeça o pote
...
Tão linda que o mundo espanta.
Chove nela graça tanta,
Que dá graça à formusura.
Vai formosa e não segura.

Tu não precisas do pote: és formosa e vais segura... :)
Seguramente, um beijo.
António

ana disse...

Seguramente si Walmir Lima viese este cuadro le encantaría tambien como a mi. El es "O Centauro" y además cumplió un año, primer aniversario el día 14, le encantará verlo, estoy segura.
Un beso astrológico, de una virgo
ana.

A.Tapadinhas disse...

Ana: Obrigado pelo comentário e pela sugestão. Já cumprimentei o meu amigo centauro.
Beijo com estrelas.
António

SHE disse...

Que lindo ! gracia Antonio

besos.

Doncel disse...

ANTONIO;
Recibes un abrazo sincero desde Barcelona.
Gracias por tu visita a mi colina.
Hasta siempre

Anne M. Moor disse...

Bom dia António!
Dá um pulinho lá no Life... Living... que tem um presentinho pra ti... :-)