terça-feira, 22 de abril de 2008

MEMORIES









Estás cansada?
Óleo sobre Tela 36x45cm




Era uma vez, um domingo de Verão, há muito, muito tempo, quando saí de casa para dar um passeio no campo, com a minha filha, Elsa. Levei comigo a máquina fotográfica para registar aqueles momentos de liberdade, já que os cheiros do ar, da terra e das flores silvestres, apenas se podem guardar na nossa memória. Seguíamos por um caminho estreito com a pequenita a apanhar todas as flores que podia para levar à mãe e à irmã.



Eis senão, quando, numa curva do caminho, vemos uma senhora de provecta idade sentada numa pedra. Cumprimentei-a e queria seguir, quando me apercebi que Elsa se tinha sentado ao lado dela, a olhar intrigada para a sua cara, e ouvi perguntar: “Estás cansada? O meu pai tem água para mim, mas se quiseres podes bebê-la!” A senhora sorriu e disse que lhe agradecia mas não precisava.
Quando nos despedimos, a velhota disse-me:
“ O senhor é feliz porque tem uma filha muito bonita, mas também com muito bom coração... e quem nasce assim é para toda a vida!”

31 comentários:

Anne M. Moor disse...

Pai coruuuuuuuuuuuuuja!!! E não é pra menos, que coisa fofa!
Uma pergunta: Tem algo que não sabes pintar???? Os rostos da velha e da tua filha expressam, na pintura, uma expressão tão viva... Atrás delas a grama a se movimentar com a brisa. É uma das coisas que mais me encanta nos teus quadros - esse movimento...
Parabéns papai, congratulations painter...
Beijos encantados :-)

Anne M. Moor disse...

"Has the moon lost her memory
She is smiling alone..."

Esta música cantada pela Barbara Streisand é tudo de bom e perfeita pra acompanhar as tuas memórias.
Beijos cantantes :-)

Isabel disse...

Precioso... y seguro que tu hija sigue así de hermosa, por dentro y por fuera. Besos.
http://senderosintrincados.blogspot.com

Ernesto Dias Jr. disse...

Salve, Elza!
Ou, como se diz em Cabrália: quem sai aos seus não degenera...

Jorge Lemos disse...

Antonio
Sim! É para toda a vida.
A felicidade é composta por momentos como este.

Belo quadro, melhor memória!

elsa disse...

Olá Pai!
Como é bom recordar a infância, especialmente quando ela foi perfeita como a minha. Guardo muito boas recordações: passeios no cais de Alhos Vedros junto aos barcos, largadas de papagaios de papel, enfim.... Pormenores que preenchem a nossa vida. Só espero poder proporcionar uma infância, pelo menos igual à minha, porque tenho a certeza que se assim for, o Rafael será uma pessoa muito feliz, equilibrada com um coração do tamanho do mundo. Obrigado por tudo!

P.S.: E o passeio pelo Parque Eduardo VII? :))))

A.Tapadinhas disse...

Anne: Acabei de sair da cadeira de verga,onde me sentei rodeado de amigos, para beber um café (a cadeira, se fores ver, ainda deve estar quente).
Duas caras tão lindas, era um crime não lhes fazer justiça! Pai coruja, eu??? Que é isso, menina! Nem pensar!!! :))
Angel kiss.
António

A.Tapadinhas disse...

Isabel: Nem tu sabes a verdade que o teu comentário encerra!

Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Saravah, Ernesto! Espero que continue a ser uma verdade irrefutável...

Abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Jorge Lemos: Já não tenho coração para aguentar estas sensações tão fortes! Não posso criticar ninguém: fui eu que fiz o desafio ao mostrar momentos tão emocionantes! Como v. dizem: não se deve cutucar onça com vara curta...
Abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Querida filha: Já deves ter notado pelos comentários que te antecederam, das reacções dos meus (agora nossos) amigos: todos sentem a beleza que irradias... Sei que a tua bondade quer dividir os louros comigo, mas acho injusto: a minha contribuição foi irrelevante, para ser como és, a pessoa inefável que sempre foste... Tenho muito orgulho em ti!
Beijo do pai (coruja????!!!!). :)

jorge disse...

Streisand ¡¡que voz!! Pero no solo voz, claro. ¡Que talento!

Preciosa historia, y una de esas verdades que sueltan las personas mayores, la gente del campo; los sabios: "...y los que nacen asi son para toda la vida"

Los "enanos" tienen esa sencillez de corazon que nos desarman.

El cuadro cuenta mas que la foto, ese es uno de tus super poderes, no solo imagen, tambien vida.

En cuanto a Elsa, padre orgulloso, la señora mayor tenia razon: Si de pequeña tiene esos detalles de mayor igual entra en tu blog y te piropea.

Passar o Azul disse...

Rafael é nome de anjo. E como é de uso dizer-se, "quem sai aos seus não degenera".

ZULMA disse...

LA MEMORIA, UN COFRE ADONDE ATESORAR VIVENCIAS TAN LINDAS Y ESPECIALES COMO LA QUE NOS RELATAS.
IMPRESIONANTE LA EXPRESIÓN DE TU HIJA; SU MIRADA ATENTA HACIA ESA BELLA ANCIANA.
ME ENCANTAN LAS FOTOGRAFIAS. UNO PUEDE CAPTURAR MOMENTOS IRREPETIBLES...
EN CUANTO A BARBRA STREISAND, TE FELICITO POR HABER SUBIDO ESTE TEMA (EL CUAL ES UNO DE MIS FAVORITOS)GRACIAS!!!
MI ABRAZO, AMIGO ANTONIO

SHE disse...

Yo tambièn vivì muchos moentos asì y emocionantes al lado de mi padre, el siempre fuè alguien bondadoso dedicado a ayudar a quien fuese, esa fuè la escuela que me enseño,la honestidad y la lealtad al corazòn.

Memorias, si, gracias por acompañarlas de tan bellas canciones y con tu hermoso corazòn heredado a tu hija.Un cuadro precioso que has bordado de la belleza de la vida.

besos

Suzana disse...

E certamente o talento tem uma carga genética!

bjs

Miss Slim disse...

Que ternuraaaaaaaa amigo António :)

Eu chamo o meu pai de papá :) e sou mesmo a menina do papá assumidissíma :) - Amo de Paixão o meu papá :)

A sua filha é uma sourtuda e o amigo também - Parabéns aos dois :)

Bjocas Grandes :)

Sibyla disse...

Querido amigo Antonio:
Me has emocionado con la bella historia.
El cuadro es precioso, pero más hermoso es el corazón de tu hija Elsa, tan pequeña, y sabiendo compartir el agua y el cariño por la señora anciana.

Yo también te digo que eres una persona afortunada por tener esa hija!

Besos:)

A.Tapadinhas disse...

Jorge: Barbra Streisand nasceu com uma voz maravilhosa. Claro que a trabalhou, que aprendeu como a utilizar, mas o principal foi o instrumento vocal com que nasceu. Tal como a minha filha, que nasceu com um coração cheio de bondade...
Curiosamente, Streisand faz hoje 66anos. Parabéns!
Para ti, um grande abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

passar o azul: S. Rafael é o padroeiro dos caminhantes e de todos aqueles que precisam de uma protecção superior para enfrentar caminhos desconhecidos e perigosos...
António

A.Tapadinhas disse...

Zulma: Barbra Streisand tem uma voz maravilhosa, e eu tenho uma uma filha linda e amigos inigualáveis... dos quais tu és um exemplo, que eu quero conservar!
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

She: Princesa, as tuas palavras são sábias porque descrevem aquilo que viveste, com a sensibilidade e o amor que são atributo das pessoas superiores. Gracias!
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Suzana: ...e o amor é outra carga preciosa!

Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Miss: Não precisa dizer mais: o seu papá é um sortudo! Sei do que falo, porque os filhos são uma condição sine qua non para sermos felizes...
Beijo feliz.
António

A.Tapadinhas disse...

Tens toda a razão, Sibyla! Não há nada que iguale o coração duma pessoa bondosa! Essas pessoas irradiam tanta felicidade que se transmite a todos os que as cercam.
Beijo.
António

Gui Ferrari disse...

essa música para minha geração poderia soar piégas, mas aos meus ouvidos a melodia na voz de Bárbara Streisand junto com seu texto maravilhoso ficou emocionante!
e o quadro esta muito bonito!
Queria eu ter campos, bosques, vales, florestas e tudo o que a natureza tem, para oferecer a um futuro filho/a um passeio.
mas do jeito que a coisa ta indo...

Fermina Daza disse...

Querido António, no hay nada mejor que los niños. Ellos representan todas las virtudes en estado puro. Son inocentes, ingenuos, sinceros, generosos. Yo tengo tres hijos, y te aseguro que me han hecho pasar los mejores momentos de mi vida. Ahora me pesa no haber llevado un pequeño diario con sus anécdotas aunque, afortunadamente, aún recuerdo muchas. En tus "memories" has dejado muy bien reflejada la mirada de tu hija, probablemente asombrada por las arrugas o el gesto agotado de la anciana; ella, en su candor, intuyó que una piel tan seca debía necesitar mucha agua.

Un beso para el papá de tan linda niña.

A.Tapadinhas disse...

Olá Gui! A beleza é intemporal: Barbra Streisand, goste-se ou não do que ela é e do que canta, é uma força da natureza! E por falar em Natureza, alto lá menino! Eu estou a confiar em v., na vossa geração, para que isso não aconteça. Nós passamos um testemunho que me envergonha um pouco: não desistam do muito que falta fazer! Vai valer a pena!
Abraço despoluído!
António

A.Tapadinhas disse...

Fermina Daza: São espantosas a sensibilidade e a intuição das mulheres para muitas coisas, mas quando se trata dos filhos superam tudo: nunca me lembraria de relacionar a pele encarquilhada da senhora, com a falta de água como tu fizeste sem pestanejar. Um diário é uma preciosidade que eu não tenho. As fotografias ajudam a lembrar o momento e a situação em que foram tiradas... e as mães têm memória de elefante!
Beijo.
António

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

syhcool disse...

Next, do the same thing for the pandora jewerly right front side of the shirt.Once you have done Pandora Bangles both front sides of the shirt, you then will need pandora bead to do the back of the shirt. Take the shirt and place the back of the discount pandora shirt so that the direct middle is on the ironing board. The pandora sale back collar of the shirt should be right up at the edge discount pandora charms of the "head" of the ironing board or even slightly hanging off. Pull the bottom buy pandora bracelets of the shirt to create that taught resistance again and pandora beads charms begin to spray the shirt and iron in the opposite direction of pandora earrings the pull.