quarta-feira, 4 de maio de 2011
PORTO - RIBEIRA
Muro dos Bacalhoeiros Autor António Tapadinhas
Óleo sobre tela 64x54cm
Nesta minha vertigem pela Ribeira do Porto, uma das telas de que mais gosto e que por isso continua em minha casa, é esta que mostra o Muro dos Bacalhoeiros.
É uma obra em que utilizei cores fortes, com as suas complementares bem próximas, para salientar a força que emana daquelas pedras. Não satisfeito com o resultado obtido, procurei reforçar essa sensação com a mistura de areia na tinta, criando o aspecto rude e rústico das rochas, que falam connosco como as castiças gentes do Porto.
Nesta obra, as janelas das casas deixam de ser elementos “apenas” decorativos: estão humanizadas com a sugestão de roupas penduradas e vasos de flores que lembram as pessoas que as habitam.
Sei por experiência própria do mau gosto associado à escolha das molduras para as obras de arte. Não sei se por força da sugestão dos vendedores, que mais do que servir os clientes, querem vender as mais caras, ou por pressão do dono que quer valorizar uma obra que deve valer por si própria. Há casos em que a moldura fica mais cara do que a peça que contém.
Para este quadro fui eu que fiz a moldura: cortei e pintei a madeira com a mesma tinta que utilizei na tela. Utilizei o azul ultramarino (deep), misturado com um pouco de vermelho de cádmio, para o escurecer ao mesmo tempo que o torna menos frio.
É este Porto sentido que eu pretendi retratar. Para mim, sempre que passo por esta obra não resisto a dar-lhe uma nova mirada. E ela retribuiu como uma amante fiel: sempre lhe descubro novos encantos!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Me encanta.
António
Se foi esse Porto que pretendeu retratar, consegiu-o muito bem, é um quadro que consigo ver nele como se olhasse o local ao natural. Excelente obra.
Abraço
Te quedó una pintura preciosa, captaste toda la belleza de un paisaje marino típicamente portugués.
Besos
Tu sabes António que tenho um fraco por janelas! E esta tua obra é linda. Acho que qdo for a Portugal vou roubar de ti. :-)
Adoro a maneira que tratas tuas obras como amigas do coração!
beijo
Anne
¡que bonito¡¡¡¡¡
me gustaria mucho conocer Porto.
Me gustan esas nubes en relieve, las casas apretadas y vivas. Me gusta el enorme contraste entre esos dos azules.
Magnifico, invita a descubrir detalles. Si tu los descubres cada vez, imagínate como sera para mis ojos que la descubren ahora.
Há tempos que não vou ao Porto...mas acabei de ir, na imagem da tua pintura...Parabéns!
Abraço!
ADOREI ESTA PAGINA!!!
PARABÉNS!!!
1 BEIJO LÍDIA
Enviar um comentário