sábado, 11 de julho de 2009

MOINHOS SEM DOM QUIXOTE


Moinhos no Horizonte Acrílico sobre Tela 30x40cm
(clic sobre a imagem para ver em pormenor)

Sempre que utilizo fotografias para fazer os meus quadros, sinto necessidade de voltar ao local para definir alguns pontos de divergência entre o que eu me lembro de ter visto e o que a fotografia me mostra.
A grande diferença nem é a cor. A câmara mostra tudo por igual: dá a mesma importância a um monte de lixo que a um ramo de flores…
Para dar o sinal da distância a que nos encontramos da língua de terra onde se situam os moinhos e as casas, pareceu-me indicado mostrar os tufos de vegetação. Por acaso, também estão na fotografia…
A minha assinatura mostra que a obra está acabada.
Eu gosto do resultado…

18 comentários:

€_r_i_K disse...

Siempre se aprecia mejor agrandando la imagen esta claro, pero sí, todo un paisaje que podía estar más cerca de mí, que de vos.....


Abrazos Amigo....

Anne M. Moor disse...

E eu também :-)

Lindo, lindo... E os 'tufos' estão arredondando o quadro...

E o "Einsten" continua lá no céu :-)

Beijos

Anónimo disse...

Belíssima...

Obra acabada do artista...
O início do deleite de quem admira...


beijos cheios de admiração...

Nanda Assis disse...

bom fim de semana!

bjosss...

RENATA CORDEIRO disse...

Ainda bem que o criador gosta da sua criatura. E eu gosto da explicação que ele dá sobre a gênese da obra. É admirável.
Faz tempo que não venho aqui, mas não deixo de o acompanhar, sou sua seguidora.
Também faz tempo que não venho convidá-lo a ir ao Galeria. Andei com problemas de saúde, o diabetes me provocou estragos, mas tudo caminha para o melhor.
Dê um pulo lá, amigo António.
Vou ficar feliz. O filme é "Um Coração no Inverno" de Claude Sautet, 1992, que ressuscitei.
Um abraço,
Renata Cordeiro

Isabel disse...

Me gusta ver la evolución de la pintura y comprobar cómo cambian los colores, las texturas, el resultado. Fascinante y bello. Besos.
http://senderosintrincados.blogspot.com

jorge disse...

Una vez mas lo has conseguido.

La obra final mejora lo que hemos visto anteriormente.

¡¡Como tiene que ser!!

Como nos gustaria que fuera todo en nuestra vida, que todo lo que realizaramos mejorara lo que ya tenemos. Para nosotros y para nuestras personas queridas.

Anónimo disse...

Antônio Tapainhas,
Também conheci o seu outro blog "Prozac Café". Foi por meio do blog de meu amigo Cadinho RoCo, que vim parar aqui. Gostei de suas pinturas de seu papo. Espero voltar, se não aqui, no "Prozac Café" e estou lhe aguardando para "Entre um Bate Papo e um Café", nos conhecermos melhor.
Beijos,
Ana Lúcia.

Ava disse...

Para quem conseguiu pintar o meu sonho...

Os detalhes, as cores, a imaginação que trabalha, expressa na ponta de dedos mágicos...Pincéis obedientes, que espalham cores formas, até chegar a essa maravilha pintada por voce!


beijos António!

fairi disse...

Jolin ¡¡que bonito a quedado¡¡¡¡¡

me encanta el cuadro, los colores, la luz, TODO¡¡,pero discrepo respecto a las fotagrafias,porque....no son solo las imagenes..son los ojos que la ven.y ante una misma imagen, distintos seres podemos resaltar o resultar impresionados por distintos detalles..igual que en la pintura....
ji,ji,ji, es mia opinion.

SAM disse...

Eu também gostei! E passei para ver a sequencia. Quando vim apreciar a tela, no perfil Desnuda, ainda não estava assinada ... Parabéns!


Ótima semana. Beijos

Flavio Ferrari disse...

Então os tufos quixotescos deram sentido à pintura ...
Também gostei muito do resultado.
Abração.

Desabafosescritos disse...

Lindas cores, António. Beijo. Está esperançado, este ano?

Sibyla disse...

Qué maravilla de imagen!!!

Me encantó verla desde el comienzo, y al final ese trabajo terminado, con un cielo inmenso para poder soñar.

Besitos para tu simpático nieto Rafael!

Un abrazo grande Maestro:)

Unknown disse...

Interessante a tu apercepção de distância. Realmente agora temos idéia de um ponto fixo de onde está o observador... sabemos a distância de onde está tal foco.

Gostei do azul cintilante do mar... Ele tem vida...

Ta aí as suas ninfas...

Direto do Brasil
Abraço.

Ava disse...

António, as vezes pensar enlouquece...rs

Mas se conseguimos botar pra fora, há um certo alívio...

Pensar na pintura... pensar no sonho colorido...rs


Uma dose de carinho é tão bom!

Obrigada...

Um beijo,querido amigo!

SHE disse...

me gusta... l tranquilidad que
denota el paisaje , por algo
gustò la foto.

En que ando? pues ya sabes aquì como siempre... tarde o temprano :)
besos tranquilos

Bruma disse...

Gostei do resultado final e concordo plenamente com o teu retoque de tufos de vegetação, que na verdade realçou todo o seu enquadramento e beleza!

Já agora aproveito para dizer que apreciei outras tuas telas aqui expostas, tais como a das "Flores campestres", magnificamente conseguido!

Tens uma pincelada que por vezes me faz lembrar as telas de Van Gogh...

Obrigada pela vista... e os sonhos, os teus... estão nas pontas de um picel colorido...

Bjinhos