sexta-feira, 3 de julho de 2009

ESTAÇÃO DO SUL E SUESTE II


Moinho e Estação Sul e Sueste
Acrílico sobre Tela 40x30cm


Conforme disse, com o entusiasmo, pouco deixei para fazer até à conclusão deste trabalho.
Quando começamos uma obra, temos uma determinada imagem do que pretendemos. Muitas das vezes, fazemos esboços, testes de cores, para tirarmos todas as dúvidas. Não foi este o caso! Eu queria, utilizando a imponência, a majestade do moinho, transmitir uma sensação de paz de perenidade, de segurança… Desde o início senti que estava a conseguir o meu objectivo…
Foi com esse sentimento que recomecei o trabalho, para não perder o que já tinha conseguido.
Nesta sessão, intensifiquei algumas sombras, dei mais luz aos ramos das árvores, defini com maior precisão alguns pormenores do céu e da água.
Quando perguntei à mulher disfarçada por entre as nuvens e à ninfa que está a tomar banhos nas águas quentes do Tejo, se já estavam prontas, elas responderam em coro que sim.
E eu acreditei! Arrumei tão depressa os instrumentos que, só agora, me apercebi que nem sequer tenho o trabalho assinado!
Vai ficar assim na fotografia, mas o quadro vai ser assinado, prometo!

28 comentários:

jorge disse...

Hay un momento que, cuando veo como avanzan tus vocetos, me parece que la obra es tan buena que no hay que tocar nada mas.

Eso nace de mi incapacidad para la pintura, pienso que si se toca solo podra empeorarse.

Tu me demuestras que mi teoria es falsa.

Te ha quedado genial. Me encanta.

Y por si te interesa: Si, la linea central produce calma, entre un mar y un cielo tan preciosos.

Un verdadero placer ver el desarrollo de esta obra.

Flavio Ferrari disse...

Você fica aí se distraindo com as ninfas e esquece as pás do moinho ...
Cores lindas, para variar ...

. disse...

se o objetivo era transmitir paz..para mim ficou perfeito..
Otimo final de semana
Abraços

A.Tapadinhas disse...

Jorge: Também eu, quase sempre, tenho dúvidas, sobre o passo seguinte...

Sempre que isso acontece ponho de parte a tela em que estou a trabalhar... e vou fazer outra coisa...

Por estes momentos acontecerem amiúde é que a presença de uma mulher se torna fundamental...

Depois de passarem algumas horas, ou mesmo no dia seguinte, o olhar está lavado e rapidamente se encontram soluções...

Vou ensinar-te um truque: para saber se as proporções, as cores, o que for, estão bem, deve-se analisar o quadro de pernas para o ar - já experimentei, mas é menos cómodo o pintor fazer o pino... rsrsrsrs

Descobrem-se assim erros que, na posição normal, poderiam passar despercebidos...

Também na pintura mudar a posição é muito aconselhável...

rsrsrs

Abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Flavio: Amigo! Toda a gente está falando que o moinho dá paz...

Percebo agora a tua declaração de amor sobre o Corinthians! Li, que conquistou a taça do Brasil em futebol... e com Ronaldo a facturar... Campeão de S. Paulo, presença na Copa Libertadores... É sempre a somar!

Parabéns!

Abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Olavo: Todos precisamos de paz e de um bom fim-de-semana...

Tenha um!

Abraço.
António

Roney Maurício disse...

Pior que o "jogo dos 7 erros" tentar descobrir as diferenças... rss

Como já tinha opinado anteriormente, pra mim o quadro estava pronto!

Pena disse...

Admirável Amigo:
VOCÊ saúda a vida, a existência, com a sua inigualável Arte ímpar...
A mulher disfarçada e a ninfa tinham razão...
Perfeitas sombras, perfeitos traços, perfeito moinho, perfeita combinação das cores...Uma Arte que lhe corre no sangue. Sem esboços...para quê?
Deslumbrante e notável Moinho e Estação Sul e Sueste
Acrílico sobre Tela 40x30cm...
Nota das Belas Artes: O MÁXIMO!

Abraço de um respeito poderoso e sensível ao que concebe e "constrói" de forma genial...

pena

OBRIGADO pela sua amizade que prezo de forma enorme.

Pena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rougebatom disse...

Muito lindas as suas obras de artes. Parabéns!...vou te ssegir mais de perto para apreciá-las melhors.
Bjinhos

Anónimo disse...

Hermosísimo cuadro. Esos tonos pasteles tienen una combinación tan armoniosa...
Hacía ya unos días que no visitaba tu sitio. Pude ver a tu nieto, ya cumpliendo su primer año... Pasa pronto el tiempo...
Besos, muchos, para que le des unos cuantos a ese precioso niño.

A.Tapadinhas disse...

rm: Quase sempre, as pequenas diferenças são as que causam mais problemas ou mais alegrias...

Vive la différence!

Abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Pena: O moinho e a estação agradecem as suas palavras um pouco envergonhados...

O autor agradece de uma maneira especial.

Abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Mary: Tenho muito prazer em recebê-la na minha casa.

Bom fim-de-semsna!

Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Tillie: Volta sempre!

Eu e o meu neto, cá estaremos para te receber!

Por agora, um bom fim-de-semana!

Beijo.
António

As Tertulías disse...

Lindo, lindo!!!!

Anne M. Moor disse...

António,
You take my breath away!!! O céu e a água ficaram magníficos, aliás a tela toda...

Repito: gostaria e vê-la todos os dias na parede de minha casa!

Parábens

Beijos maravilhados

Ioio disse...

António...António...

A ninfa e a mulher disfarçadas nas nuvens acho que te deram mais inspiração...

O trabalho final está maravilhoso!

Mas o que se parece com meu sonho colorido e o inacabado...rs

Então ainda fico com ele, como mesmo disse o rm... ´-e inacreditável o que vc faz com esse pincel...

Não me espanta que não lute com moinhos... Com seus pincéis, vc conquista tudo...rs


Bem, amigo querido, devo dizer que seus requisitos nada deixam a desejar...rsrsrs

Pena que os mais jovens não aprendam com vc...
Mas quem disse que estou a procurar amores mais jovens???rsrsrs

Justamente por serem mais jovens, deixam a desejar em quase todas as questões/quesitos...rsrsrs

Amigo, tudo uma grande brincadeira, mas que vc me deixou deliciada com seu comentário... Ahhh... isso deixou!!!


Grande beijo!

Ava disse...

António...António...

A ninfa e a mulher disfarçadas nas nuvens acho que te deram mais inspiração...

O trabalho final está maravilhoso!

Mas o que mais se parece com meu sonho colorido e o inacabado...

Então ainda fico com ele. Inacreditável o que vc faz com esse pincel...

Não me espanta que não lute com moinhos... Com seus pincéis, vc conquista tudo...rs


Bem, amigo querido, devo dizer que seus requisitos nada deixam a desejar...rsrsrs

Pena que os mais jovens não aprendam com vc...


Mas quem disse que estou a procurar amores mais jovens???rsrsrs

Justamente por serem mais jovens, deixam a desejar em quase todas as questões/quesitos...rsrsrs

Amigo, tudo uma grande brincadeira, mas que vc me deixou deliciada com seu comentário... Ahhh... isso deixou!!!


Grande beijo!

Ava disse...

António, fiz uma grande confusão com a postagem...

Ioio é minha filha...
Aí postei com o nome dela, depois consertei, mas vai ficar em duplicidade...rs


Mais beijos...

Maria Oliveira disse...

Gosto dos textos e da pintura!
Parabéns!
Abraço

A.Tapadinhas disse...

tertulias: Agradecido, agradecido!

Boa semana!

António

A.Tapadinhas disse...

Anne: Não convém fazer isso mais de um minuto! De vez em quando, é preciso respirar... rsrsrs

Ao apresentar os quadros numa fase próxima de os dar por concluidos, corro o risco de alguém desgostar deles por causa dos últimos retoques... Não foi o teu caso e ainda bem!

Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Ioio e Ava: Lá está mais uma primeira vez: Responder de igual modo a dois comentários...

Já fui ver a nova amiga que apareceu e gostei do que vi... e do que não vi, porque os óculos não deixam!

Quanto aos comentários propriamente ditos, não posso comentá-los porque me deixam algo encabulado...

...mas estou muito feliz com essa dose dupla...

Tenho a certeza de que se fosse fazer análises acusava doping...

Beijos na dose adequada.
rsrsrs
António

Diente de león タンポポ disse...

Parece que no pero ... el reflejo del agua, los colores más brillantes, la pintura cobra alma y se hace milagrosamente transparente.

Yo no sabría cómo hacerlo, pero es interesante ver la metamorfosis, esa magia que sólo los artistas sabeis lograr.

Preciosa marina.

Un beso.

A.Tapadinhas disse...

Toñi: Preciosas tus palavras!

A pintura (e eu!) ganha alma com os elogios dos amigos e, no teu caso, com a tua sensibilidade, capaz de apreciar a magia das cores...

Beijo.
António

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Moinhos, ninfas, cores suaves, enfim coisas de poeta, alma de artista ou alma de anjo?
Uma boa e feliz semana.
beijoss
Apareça.

A.Tapadinhas disse...

MARTHA: Palavras amáveis, convite irrecusável.

Boa semana.
António