domingo, 26 de julho de 2009

DIA COM ARTE




Ontem, foi mesmo um dia especial!
A Exposição “Tejo Cintilante” está patente ao público numa galeria que tem as condições ideais para receber Arte e os seus amantes. Sala nobre, com dignidade, ampla e bem iluminada.




Logo à entrada está uma chamada de atenção, com o desenho a tinta-da-china, Menção Honrosa do Prémio Américo Marinho, “Baixa-Mar”.


Nas outras paredes está o Tejo em todo o seu esplendor!
Durante a tarde, convivi com os visitantes e amigos, ao som de música ao vivo, com o indispensável Moscatel de Setúbal.
Na sala ao lado, está a exposição de fotografia do agora amigo, Francisco M. Santos, que curiosamente tem os mesmos temas dos meus quadros.
Por sugestão da minha filha, fomos jantar a um restaurante em Palmela que se chama “Coma com Arte”. E não é só a comida: tem sempre um espaço reservado para uma exposição de pintura.



Por sugestão da dona do espaço, seguimos para um espectáculo que se desenrola no palco impossível duma encosta do Castelo de Palmela. Três centenas de participantes celebram o Verão com teatro, música, cantores líricos e a poesia Eugénio de Andrade.
A Deusa-Mãe, os elementos Água, Terra, Ar, Fogo, um Senhor de Branco, que conduz o povo à felicidade, e uns diabretes que querem estragar a Festa, são algumas das figuras mais destacadas deste espectáculo que tem um cenário natural deslumbrante: a Serra da Arrábida.
De sugestão em sugestão eu sugiro que, os que puderem, visitem a exposição que está como o Tejo: CINTILANTE!

32 comentários:

jorge disse...

¡¡Un buen dia!!

Exposicion, amigos, hija, cena, espectaculo artistico/cultural.

Me ha encantado ver los cuadros, ya conocidos, colgados de esa enorme pared.

(Para los que entrais, picar en la foto y verla grande).

He vuelto a quedar prendado por ese rojo cielo reflejado en el agua. Y por esa puerta "azultapadinhas".

Que no vendas ni un cuadro mas de los que quieres vender, pero tampoco ni un cuadro menos.

Lu Maria disse...

Sempre um prazer visitar teu blog! Repleto de cores e da alegria silenciosa e inquietante da arte.

Mto axé!
LU MARIA

Ava disse...

Amigo querido...

Que felicidade ver voce brilhando assim!
Cintilante é voce, que com arte, nos faz viajar pelas terras lusas... e porque não, navegar pelas mansas águas do Tejo...
A imaginação pode tudo, meu querido...

Um abraço bem apertado e os meus mais sinceros cumprimentos por esse trabalho, tão bem elaborado por voce...que culmina com sua exposição, onde todos podem apreciar a sua arte....

Beijos... beijos... beijos...

Anónimo disse...

Parabéns mais uma vez e feliz por ter a oportunidade de apreciar suas obras, seu sucesso.


Beijos encantados...

ETERNA APAIXONADA disse...

Parabens ao amigo artista!
Que o sucesso seja constante, amealhando muita alegria em sua vida!
Bom final de domingo e uma semana muito feliz!
Beijos
HeloSpitali

Anne M. Moor disse...

Parabénsssssssssssssss António!!!

Que dia maravilhoso e tuas telas todas lindíssimas e as caveiras com o pintor com sorriso maroto roubando a exposição!!

Beijos cintilantes como o Tejo :-)

Anne M. Moor disse...

Adoro este poema do Eugénio de Andrade:
O silêncio
Quando a ternura
parece já do seu ofício fatigada,

e o sono, a mais incerta barca,
inda demora,

quando azuis irrompem
os teus olhos

e procuram
nos meus navegação segura,

é que eu te falo das palavras
desamparadas e desertas,

pelo silêncio fascinadas
-EUGÉNIO DE ANDRADE-

Diente de león タンポポ disse...

Qué chulo, Antonio. Me ha gustado mucho ver el plano general de la exposición, con tus cuadros. El de los cráneos es impresionante.

Una jornada maravillosa. Me alegro y enhorabuena.

((Buena idea la de picar la foto y verla grande, Jorge))

Besos.

Flavio Ferrari disse...

Se pudesse, juro que iria ... adorei os dois quadros que você selecionou.

SHE disse...

Mi adorado Antonio, nunca falto a
tus momentos màs felices y sabes?
me gusta mucho el lugar desde el que observo todo lo tuyo : en tu corazòn , asì como tù gozas del mìo.

Cada momento feliz te lo mereces uno a uno,me encanta tu sonrisa y sabes que te adoro.No lo dudes nunca.

felicidades!!!!

Roney Maurício disse...

Rapaz; domingão cheio, heim? Ainda deu tempo pra postar? rss

Faço coro à turminha antes de mim: é um prazer acompanhar a trajetória do artista...

€_r_i_K disse...

Orgulloso visitar, al poeta_pintor,
al pintor_poeta...

Al amigo Portugués, que hace delicias con los pinceles,
y rompe los esquemas de la rimas...


Abrazos enormes, Grande!!!!

Com Tintas e Pincéis disse...

Parabéns pela exposição. Só lamento estar fora e não poder visitá-la.
Desejo-lhe muitas felicidades.

RENATA CORDEIRO disse...

Como é bom ver o amigo brilhando! Gostei do que vi e do que li. Fechei quase todos os Blogs, só me restaram 3. Volto aqui mais à frente.
Beijos,
Renata

Ava disse...

Oi, António...

Bem, quando acabar os trabalhos com sua exposição, aguardo meu garrafão...rs

Foi voce que ofereceu...rs


Fico no aguardo...rsrs


Beijos carinhosom

Nocturna disse...

Me hubiera encantado acompañarte en este evento, dulce amigo.

Un abrazo inmenso!

:)

As Tertulías disse...

Amigo, fazia tempo que nao passaba por aqui. Maravilha... A cada dia melhor!!!!!!

bondearte disse...

Parabens pela exposição!
Boa semana

Anónimo disse...

Antônio,
Que bom que tudo correu bem e que a noite fechou o dia de maneira bem condizente com os eventos. Parabéns!!
Beijos,
Ana Lúcia.

Ahab disse...

Estive a observar o quadro que tu aparece ao lado. Não tinha presenciado seu lado crítico. Achei interessante que alguém que pinte belas paisagens retratando a natureza tem o mesmo dom para desenhar a morte do planeta.

Fico feliz pelo seu dinamísmo artístico. E fico mais feliz ainda pelo dia da exposição ter sido agradável.

Direto do Brasil.
Abraço.

Pena disse...

Admirável Amigo António:
Percebo um pouco de Arte porque lido com ela como observador e visitante de exposições que me fascinam.
Penso, sem ter a certeza, que a maior felicidade de um pintor é ver expostas as suas obras.
Penso que, justamente, nunca mais vai esquecer o "seu instante", patente na Exposição “Tejo Cintilante”.
Estou certo?
Ainda, o passado fim-de-semana visitei a Exposição Bienal de Vila Nova de Cerveira no Minho, mais no estilo vanguardista ou de arte de vanguarda, onde me "perdi" pela sua grandeza e amplitude de beleza pictórica.
Já disse e volto a repetir: o seu genial talento artístico, nunca vi tal, mereceu a homenagem e sucesso de um merecimento pleno.
Parabéns sinceros.

Abraço de amizade perante o ser humano genial que é. INCONTESTAVELMENTE!


pena

Bem-Haja, extraordinário amigo pela sua amizade que prezo imenso.

RENATA CORDEIRO disse...

Olá, amigo!
Que a sua estrela continue brilhando! A minha anda um tanto ofuscada...
Como lhe disse, fechei os Blogs que o amigo conhece. Restaram-me 3, POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA, SÉTIMA ARTE e criei o EU, E DAÍ?
Gostaria muito que me visitasse no meu Blog de referência, o EU, E DAÍ?, se quiser e puder, claro está:
http://blogrenataeuedai.blogspot.com
Um beijo, e que seu brilho seja eterno,
Renata Cordeiro

Ava disse...

Um tango...


Voce sabe me fazer sorrir...rs

Adorei a sujestão...

Vou procurar um que condiz com o momento...rs


Beijos!

. disse...

Neste mês de agosto o blog esta em comemoração
E te convido a partipar durante todo o mês com a gente..
E para começar tem selo comemorativo lá no blog..
Abraço.

Anne M. Moor disse...

Estou sentindo a tua falta aqui no teu blog...

Kd você?

Beijos perplexos :-)

Vivian disse...

...bom dia menino!

quanta alegria senti em
receber no meu cantinho
tão nobre presença do
artista que brilha em
exposições luzitanas.

amei as imagens selecionadas.

quem dom maravilhoso carregas
em tuas mãos!

portanto mereces todas
as homenagens!

beijos brasileiros

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

PARABÉNS!!!...
Artistas e festas pagãs frequentemente andam juntos...hierosgamos inevitável...rsrsrsrs
BJS!

calamanda disse...

Antonio ¡Qué bien! ¡ Es
fantástico!...Se ve precioso y a
mi me hubiera encantado estar allí.

¡Felicidades!

Un beso.

Calamanda

Meg disse...

obrigado pelo seu comentário lá no meu Blogg.
gostei muito deste seu espaço, das suas sugestões comentadas.Também gosto de observar o belo. Fiquei de "água na boca " para essa exposição.
abraço
Meg

Ava disse...

Tenho saudade também de um amigo querido...rs
Uma semana em que a saudade foi tão comentada...

Sento aqui e percebo o quanto é difícil conviver com esse mundo virtual, onde até as palavras fazem falta...

Beijos!

Isabel disse...

Nosotros los hemos visto antes!!! Me siento privilegiada de poder observar tanto arte desde esta ventanita. Besos, y felicidades.

http://senderosintrincados.blogspot.com
http://territoriozen.blogspot.com

SHE disse...

a proposito:

me gustarìa tener de recuerdo una de esas invitaciones impresas
se puede?