quinta-feira, 16 de julho de 2009

GENTE COM HISTÓRIA


Barraca do Zé Gordo Acrílico sobre Tela 25x56cm
(clic sobre a imagem para ver em pormenor)

Quando estive a pintar o quadro “Barcos na Praia”, tinha atrás de mim estas barracas de pescadores, que servem para guardar todos os seus apetrechos de pesca. À semelhança do que aconteceu com os palheiros da Costa Nova, foram-se transformando numa segunda habitação para gozar férias. Só não se chamam palheiros porque, como não há caniços, os telhados são feitos com outros materiais…
Não fiquei indiferente ao seu colorido. Para o salientar e à sua rusticidade, utilizei quase exclusivamente a espátula, valorizando as texturas que pretendia. A camada inicial foi dada com Naples Yellow, sem mistura ou diluição, para que esta cor continuasse a respirar através das outras e aquecer toda a atmosfera da tela.
O título deste quadro leva o nome por que é conhecido o dono da barraca. Não conheço o senhor, nunca o vi mais gordo, mas o nome foi dado por uma querida senhora que ficou encantada com os meus quadros dos moinhos de Alburrica. E tinha uma boa razão para isso: A senhora contou-me que viveu grande parte da sua vida nos moinhos…
O quadro “Moinhos de Alburrica”, que mostrei na minha postagem de 18/5/2008, foi comprado pela senhora e colocado em lugar de destaque na sua sala!
Com muito orgulho de nós os dois!
Este vai estar no Barreiro, a partir de dia 25, na Exposição "Tejo Cintilante".

17 comentários:

Alexandre Kovacs disse...

Obrigado pela visita no Mundo de K. Muito bonito o seu blog e todas as pinturas. Passarei a seguí-lo com interesse.

Anne M. Moor disse...

Com o cansaço que estou seria muito bom me refugiar nesse quadro tão lindo...

Parabéns amigo por mais esta tela linda!!

Beijos exaustos :-)

€_r_i_K disse...

Ahora despues de leerte, entiendo un poco más....espatulas....jeje...sabes, me gusta ser ignorante, así me sorprendo casi a diario....


Abrazos Genio.....

jorge disse...

Y aqui estan los "azules Tapadinhas"

A veces entro en una gran sala de un museo y mis pjps quedan atrapados con un cuadro que parece que me llama desde su pared.

Nunca se porque me atrae. Pero lo hace.

Tu azul me atrapa de una manera misteriosa paro agradable.

Pena disse...

Olhe, Admirável Amigo António:
Não tenho palavras, adjectivos, para expressar o que sinto pela sua capacidade artística.
Esgotei-os todos e sei que ainda deveria ter mais.
Faltam-me apenas dois: A sua Arte é CELESTIAL e DIVINAL!

Abraço bem forte de profunda admiração...pela sua magistral genialidade ímpar que "vive" e "sente" em si e no que faz.
Com um respeito avassalador...

pena

Sinto-me honrado pela sua amizade.
Bem-Haja, talentoso amigo!
MUITO OBRIGADO!

SAM disse...

Um belo efeito, um belo quadro! Parabéns!


Bom final de semana. Abraço!

Anónimo disse...

Antônio,
Belo quadro... e pelo que li, está com data agendada para expor as suas obras. Que gostoso, boa sorte! Iremos acompanhar a exposição por aqui?!
Beijos, aguardando para um café e um bate papo,
Ana Lúcia.

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Como será despedir-se do quadro?...Como vê, continuo curiosa... O texto agora está lá; se e quando tiver tempo, apareça!
Abraços!

Ava disse...

António...

Voce sai da suavidade dos sonhos..

E entra impactante na vida real...

Com seu vermelho, seu azul, se vermelho!

Uma energia pulsante...

Beijos e carinhos!




PS: O que dói em mim... Adorei a sua sequência..rs

Na verdade, é complicado dizer o que dói mais...rsrsrs

Ahab disse...

Oi A. Tapadinhas.

Peço que confira o meu novo blog, pois roubaram a conta do meu antigo.

http://brainstorm-ride.blogspot.com/

Obrigado.

Anónimo disse...

Bela pintura...

Um lugar para descançar... Amar...



Beijos coloridos...

ETERNA APAIXONADA disse...

Bom dia António!

Bem vindo seja ao meu mundo! Um presente a mim dado em dia que se comemora cá o Amigo! (Também gosto de pensar que se estende aos dias do ano todo, mas...)
Gostei muito de conhecer o seu Sem margens! Um belo acervo aqui partilhado!
Parabéns ao novo amigo e o irei linkar para apreciar suas postagens!
Saio encantada com suas pinturas!
"Pintar a palavra, escrever a pintura".
Realmente um belo presente!
Uma semana de muita inspiração!
Beijos
Helô Spitali

Flavio Ferrari disse...

O sujeito tem uma "filial" aqui no litoral norte de São Paulo ... Mas a barraca não é tão colorida. Falta o olhar do Tapadinhas.

Ava disse...

António, por aqui, estamos comemorando do Dia do Amigo..

Ele não seria completo, sem deixar para voce o meu beijo e abraço, deveras avassalador... Pelo tamanho da amizade e carinho que tenho por voce...

Só um amigo é capaz de faz\er nosso coração sorrir... E voce sempre faz o meu dar gargalhadas...rsrs

Meio doido essa metárofa... mas foi o que consegui...rsrsrs

Te adoro!

Anne M. Moor disse...

Como por alguma razão não consigo achar o botão pra comentar no post acima, farei meu comentário aqui. A música é belíssima - adorei!!!

Que a exposição seja tudo aquilo que sonhaste! Estarei lá feito bruxa voando pelo espaço, participando de tudo.

Beijão

SAM disse...

Tamanha lindeza este video... E sucesso amigo! Até! Beijo

Anónimo disse...

Estou convidando você e os seus amigos para participarem do "Vou de coletivo!", idealizado pelo Murilo H. Abreu. Pelo meu site, se consegue chegar ao dele, para obterem maiores informações. A inscrição é dia 1.º, agora.
Beijos, adoraria se fizessem parte junto comigo...,
Ana Lúcia.