sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

MERCADO DE PINHAL NOVO


Mercado Óleo sobre tela (50x40)

O mercado que se realiza no segundo domingo de cada mês no Pinhal Novo, depois da construção da estação de caminho de ferro, tornou-se um dos maiores do país, um autêntico hipermercado ao ar livre, onde a população de toda a região compra e vende de tudo um pouco.
A partir duma fotografia histórica, datada de 1908, que mostra a zona fronteira à capela e a importância que já tinha nessa altura o mercado, fiz uma tela de grandes dimensões que se encontra na sede da Junta de Freguesia de Pinhal Novo.
Foi neste local que foi captada a imagem que serviu para a execução desta obra. Para não ferir susceptibilidades, ou levantar suspeitas sobre as minhas intenções, levei comigo o meu irmão que se colocava em locais estratégicos para eu fotografar aquilo que realmente me interessava. Os ciganos não sei porquê, não gostam muito de ser fotografados ou, ainda menos, que tirem fotografias às suas companheiras...
Esta tela, cujo tema e resultado são aparentemente tão diferentes de “Discoteca” , foi na sua execução, muito semelhante.
A pintura base aplicada é o cadmium yellow, para todas as cores terem o brilho do sol e a tela respirar Verão por todos os poros. Não precisava de roxos, por isso o laranja como base não foi necessário.
O céu, o sol, a saia da vendedora, os eucaliptos, garantiram-me os necessários contrastes com as cores primárias e complementares, para a cena ter a vivacidade electrizante que o local transmite ao mais indiferente.
Espero que o cheiro dos animais, das bifanas e dos couratos, misturados com a poeira que paira no ar, não afaste os menos sensíveis a estes prazeres típicos da região caramela.

28 comentários:

Adriana disse...

Uma fotografia em tela.Muito bonito.

Fernanda Irene disse...

Querido Antonio, la pintura que hoy nos muestras me ha gustado muchísimo, además, me ha recordado al mercadillo que todos los lunes ponen aquí, en mi ciudad. Los gaditanos lo llaman "El piojito" y no me preguntes el por qué de ese nombre, pues lo desconozco. El caso es que más de un lunes me he ido al piojito y es la misma imagen que la de tu tela. Los tenderetes llenos de toda clase de artículos: vestidos, zapatos, pantalones, toallas, mantas, artículos para el hogar, macetas, encurtidos, ropa interior... todo a pleno sol (la luz de Cádiz es especial) y como en tu pintura, todo matizado por los toldos y las copas de los árboles. Los gitanos gritan sus productos con gracia llamando la atención de las mujeres, a las que a todas llamam "Mari", se ofrece, se regatea, se vende y se compra, se dan garantias del producto avisando que si no quedas conforme puedes devolvérselo al siguiente lunes. En fin, hoy, en vez de por "el piojito", me has hecho pasear por el "Mercado de Pinhal Novo" y te aseguro que ha sido un paseo encantador.

Gracias por tus palabras en mi blog, me han llegado al corazón.

Beso

Irene

A.Tapadinhas disse...

Se conhecesses esta minha obra pessoalmente, sentirias o cheiro das bifanas e verias a poeira que paira no ar banhada pelo sol e ouvirias o barulho dos altifalantes dos tendeiros a chamar os seus fregueses...
António

A.Tapadinhas disse...

Irene: A tua descrição do mercado gaditano "El piojito", é uma antêntica obra de arte! Dava para fazer um documentário tal a vida e paixão que traduzem as tuas palavras. Fiquei muito sensibilizado com elas, porque são um desenho vivo do mercado de Pinhal Novo, com outros actores... Sempre que lá for vou lembrar-me de ti...
Beijo.
António

Anne M. Moor disse...

Adoro feiras! Quero me deliciar nas cores e no movimento desta tua pintura. Sente-se alegria e a emoção do burburinho de uma feira... Lindo António!
Beijos coloridos :-)
Anne

Anónimo disse...

Hola, siento venir a desearte el Feliz año tan tarde, pero ya sabes lo que dicen "mejor tarde que nunca".
Preciosa pintura, los colores me recuerdan a una tarde de verano :)

Un besazo y mis mejores deseos para este año :*

A.Tapadinhas disse...

Entra na minha feira e compra aquilo que eu tenho para oferecer pelo preço de um sorriso, sem ser preciso regatear: alegria e boa disposição para todos...
Beijo com :)
António

A.Tapadinhas disse...

Belén: Tarde ou cedo és sempre recebida com alegria, no Verão ou no Inverno... O calor do coração, tem um grande poder...
Beijo.
António

Pena disse...

Talentoso amigo:
O tempo não me permite efectuar um comentário ao seu gigantesco e enorme talento e capacidade litrária.
Apenas vi que possui um blog extraordinário.
Voltarei em breve.
Abraço forte de estima.
OBRIGADO pela visita e pelas lindas palavras lá expressas.
Até breve, prometo. Quando prometo cumpro.

Com estima e consideração.

pena

Foi à pressa, desculpe. Os afazeres do trabalho esperam-me. Desculpe!

Recursos para tu blog - Ferip - disse...

Hola Antonio! Gracias por tu visita!

Cuando las palabras pintan... nos acarician el alma. Por eso, cuando las brindamos...porque nos place dar, sembramos sorpresas, sueños, nuevos caminos.

Pensar que un comentario también puede ser una tela pintada...no?

:) Un besito argentino!

Pakous disse...

Sabes Antonio que soy amante de los mercados, sobre todo cuando se "chamuscan" los pollos. He tenido una vibración muy positiva al ver tu lienzo, no cambies!!! amigo!!!!
Un abrazo

Fay van Gelder disse...

Muito bonito mesmo :)

Kiss e Boa Semana :)

tino cassi disse...

Antonio:

me gustó la expesión femenina
contrastada con los azules y
amarillos

abrazos amigo
:)

Pena disse...

Estimado e Talentoso Amigo António:
Não me enganei. Estou perante um Ser Humano admirável e dotado de uma sensibilidade artística que encanta.
Segundo constatei decora a sua sóbria atitude na vida com talento. Muito talento, acredite?
"Passeando" pelo seu deslumbrante blog deixa-nos sempre uma mensagem surpreendente de beleza, de uma Arte que é sua e é imensa.
Sim! É um admirável cidadão anónimo que enternece pelo que executa com dedicação e harmonia.
Sente e vivifica em si uma Arte grandiosa e magnífica.
Parabéns pelo que é.

Abraço forte de amizade.
Com estima e imenso respeito
Prometo visitá-lo mais vezes
É uma honra receber a sua visita.


pena

A.Tapadinhas disse...

Pena: Em primeiro lugar: parabéns! Não é muito comum alguém cumprir promessas tão rapidamente! Mas,para ser franco, não sei como hei-de tratá-lo! Nos pouco mais de três meses que tenho de experiência neste mundo dos blogs, sempre me tenho sentido confortável na escolha do tratamento que considero mais correcto. Da sua parte, sinto que está a tratar-me como se eu fosse um velho... Gostaria de tratá-lo mais informalmente, se o permitir... e sinta-se à vontade para fazer o mesmo! Sensibilizaram-me as suas palavras, que agradeço penhorado. Agora, que já nos apresentámos receba um cordial abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Ferípula: Na minha resposta ao comentário de Fermina, referi que a descrição que ela faz do mercado da sua cidade, é uma autêntica pintura... Por isso, sim... as palavras têm a força de quem as produz e poderão ser amplificadas por quem as recebe... Um pintor só pode transmitir emoções se for um bom receptor...
E a propósito: recebi teu beijo! Foi bom!
Beijo português :)
António

A.Tapadinhas disse...

Paco: Com uma cerveja, fresquinha? Fantástico! Este é um motivo que faz vibrar quem conhece as feiras e mercados... É como a luz...
Abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Miss: Sempre atenta e muito querida! Um grande beijo, ainda um pouco lambuzado, dos D.Rodrigo que me trouxeram de Portimão! :-J
António

A.Tapadinhas disse...

Tino!!!

Agradecimento
comovido
com contraste
colorido!

Abraço.
António

gorrión disse...

....mi querido muy querido amigo Antonio, al parecer nuestro también querido amigo Tino estaba en ese mismo mercado exponiendo su obra y por ello no le veíamos últimamente , menos mal que ya le tenemos de nuevo cerca para alegría nuestra .Ese mercado que has plasmado tan lleno de vida y de color transmite realmente la esencia que va más allá de las figuras o el decorado...e incluso de los colores ; es pura agitación, pura vida, puro domingo .Maravillosa pintura!
abrazosabrazosabrazos!!!

Gi disse...

Realista q.b. , não senti o cheiro das bifanas mas ouvi a voz que anuncia o "não leva um , não leva dois mas leva três cobertores mais uns lencóis de flanela e ainda ..." :).

Beijinho António, que bem souberam esses tons quentes para afastar o frio da noite

RosaMaría disse...

Que exhuberancia y alegría tiene esta pintura.
Ademas agradezco las indicaciones sobre su realización porque así aprendo. Felicidades

Nocturna disse...

Querido amigo:
No puedo resistirme a observar detalladamente tus obras. Me regocijo en ellas... y con mis ojos, siempre pegaditos a tus colores, me gusta adormecerme y entrar al sueño.
Buenas noches, y dulces días para tí!

A.Tapadinhas disse...

Rosamaria: A alegria, o movimento, a cor, a luz eram os elementos que eu queria transmitir com esta obra. Se a sentes assim o objectivo foi atingido. As minhas obras só estão completas quando interagem com o observador...
Abrazo cariñoso.
António

A.Tapadinhas disse...

Nocturna: querida, muito querida amiga! Que alegria sentir o calor das tuas palavras! Uma boa notícia para mim, para nós, neste Ano Novo que agora começou!
Beijo.
António

gorrión disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gorrión disse...

....mi querido muy querido amigo Antonio, hoy el árbol que habla dirá algo dedicado muy especialmente para tí y algunos de nuestros amigos que han estado afrontando en estos últimos días algunas pruebas cuya superación les ha devuelto más y más amorosamente fuertes...con más fuerza en sus cuerpos, sus mentes y sus corazones....ya verás y podrás entender.Tu me inspiras!
Abrazos abrazos abrazos de domingo!

Sibyla disse...

Querido amigo, siempre me gustaron los mercadillos, llenos de gente luz y color.
El cuadro que nos presentas hoy, contiene muy bien ese espíritu cálido de la venta ambulante en las calles y mercados.

Gracias por traerlo para compartirlo!

Besos!