segunda-feira, 26 de março de 2012

A MINHA CASA E OS QUADROS V

V QUARTO DO RAFAEL
Saindo do escritório, ao lado do quadro da senhora está a porta para o quarto do Rafael, que é também, o quarto da minha filha Elsa. Na altura em que tirei as fotografias, tinha estes dois quadros geométricos,


que considero integrados numa corrente artística conhecida como neoplasticismo, fundada por Pieter Cornelis Mondriaan, Piet Mondrian, um importante pintor modernista holandês, nascido na cidade holandesa de Amersfoort em 7 de março de 1872 e que faleceu em Nova Iorque, no dia 1 de fevereiro de 1944. É a primeira vez que os mostro.


Ao lado está o espaço reservado para a cama do Rafael estão dois quadros: o seu retrato com meses (11.Set.2009) e o de uma foca-bebé (7.Dez. 2007), que foi salva da “morte” pela minha filha…
Este trabalho, de 1998, resultou do apelo de uma câmara Municipal, aos artistas do Concelho, para colaborarem numa daquelas campanhas contra o massacre, especialmente repugnante, das focas-bebé. Continua atual, porque em 2006 foram alcançados números impressionantes: 355.000 focas mortas!
Eu fui atingido pelo problema num daqueles telejornais especialmente realizados por Cronenberg para a hora de jantar, em que se mostrava homens a matar aquelas coisinhas fofas com um bastão de basebol! Sem comentários. Adiante...
Quando tinha o trabalho quase concluído a minha filhota Elsa passou no estúdio para ver o que eu estava a fazer. Adorou, claro (é filha), e então eu disse-lhe que faltava pôr o sangue que inundava aquela água... Olhou para mim incrédula! Quando compreendeu que eu estava a falar a sério tirou-me o desenho, que ficou sujo, não de sangue, mas de duas lágrimas que lhe correram pela face...

6 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Continuando a visita que decidiu partilhar, acho-me quase da casa...

:))

folha seca disse...

Caro A.Tapadinhas
Embora tenha vindo a passar por aqui "como cão por vinha vindimada" tenho associado o seu bom gosto na pintura, na escrita e agora na decoração.
Há! Acho que ainda não mostrou a adega e a garrafeira aí, como bom pescador também deve ter umas boas obras primas guardadas.
Grande abraço
Rodrigo

Flor de Jasmim disse...

A.Tapadinhas
Estou amando conhecer um pouco mais de si, neste caso do seu ninho, o que é muito reconfortante após o ter conhecido pessoalmente.

A reação da Elsa comoveu-me imenso.

Beijinho e uma flor

Graça Pereira disse...

Uma casa que "transpira" a alma de artista do seu dono que, trata por "tu" as palavras e a pintura.
Não poderia ser de outra forma: muita cor e luminosidade!
Beijos.
Graça

Rui Pascoal disse...

Aceitei o convite e vim espreitar os quadros.
Se quiser ver o último que pintei poderá fazê-lo aqui:

http://tintacompinta.blogspot.pt/2012/03/taca-de-cha.html

Anónimo disse...

António

Me lembro qdo pintaste o retrato do Rafael... Lindo, assim como a foca!

Obrigada por mais um olhar sobre a tua casa.

beijos
Anne