domingo, 6 de setembro de 2009

É BOM VIVER!


Rafael Acrílico sobre tela 50x40cm

Passei uns dias de férias no Algarve, com a minha mulher, uma espécie de lua-de-mel, com um extra a que não tive acesso quando me casei: o meu neto Rafael…
No regresso a casa, dava por mim com um sorriso babado, sempre que me lembrava da força arrasadora do seu sorriso, da sua incansável capacidade de investigar tudo o que acontecia em seu redor, na sua aprendizagem do mundo que o rodeia.
A visão das fotografias, não me satisfazia a vontade de o rever… Naturalmente cheguei à conclusão que precisava de fazer o seu retrato para o ter comigo, sempre!
Tentei racionalizar o que sei sobre retrato, mas cedo verifiquei que a paixão não me ia deixar…
Preciso de cobrir a tela com uma cor base para harmonizar todo o conjunto. Escolho um tom delicado, como a sua pele, porque penso utilizar o cor-de-rosa choque da toalha, para destacar a suavidade do seu corpo e o brilho dos seus olhos.
Quando fiquei satisfeito com o tom e textura do fundo, fiz um desenho cuidadoso do seu rosto, respeitando religiosamente as suas proporções. Se, como disse o poeta, “todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades”, no caso duma criança, este verso é uma verdade confirmada dia-a-dia.
Longas vão ser as horas até à nova sessão…

37 comentários:

RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO disse...

Olá, António!
Que coisa mais linda a tela e mais linda ainda o modelo. Seu netinho tem uma beleza encantadora! Parabéns! Parabéns também pelas "férias" no Algarve, que infelizmente não conheço. Quando o meu pequenino era pequenino (sempre o foi, pois o perdi assim), meus pais o levaram a Fortaleza, e papai voltou que nem bobo. Vovô é sempre assim. Ele compôs versos. O amigo pintou. E foi muito bem sucedido.
Tenha um lindo domingo, com muita paz!
Beijos,
Renata

Anne M. Moor disse...

António
E nós acompanharemos esta caminhada com a certeza de que este será um de tuas mais belas telas!

Beijos de um bom domingo!

jorge disse...

Esperaba el momento en que te pondrias a pintar a Rafael.

Me gusta el formato, me gustan los colores.
Espero a ver el resultado.

Creo en ir cambiando segun las experiencias que vamos teniendo.

rm disse...

Pai a apenas 13 anos, ainda não faço idéia do que venha a ser o "sentimento de avô".

Mas vou acompanhar com muito interesse as aulas de pintura - e o guri é mesmo um charme!

Udi disse...

Yessss!
Havia de ser uma nobre causa a fazê-lo pintar um retrato.
Estou pensando seriamente em aprender a desenhar (apenas aprender a desenhar, não ser artista como você) para ficar a postos à espera do modelo que ainda nem sexo tem.

Será uma delícia acompanhar mais essa produção.

beijos

Ava disse...

António,pelo que estou a sentir, teremos aulas de paixão explícita, não de uma simples pintura...

Sei da paixão de ser mãe, multiplicada por dois, penso ser essa de avô...rs

E o pequeno
rafael, faz jus a esse amor derramado poelo avozão...rs

A paixão é encantadora, e voce se torna tão paixonante ao se mostrar tão paixonado por seu seu neto, sua esposa, sua filha, sua Família!

Que Deus abençõe voce e essa linda família...


Beijos no coração....

A.Tapadinhas disse...

Renata: Encantado com as suas palavras que agradeço em nome do Rafael...
:)
Contrariamente ao que acontece consigo que não conhece o Algarve, eu já passei duas semanas em Fortaleza...

...mas o amor é igual em todo o lado!

Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Anne: Se o amor produzisse obras-primas, já teria mais esta garantida! Seria a terceira!

Considero que já tenho duas: as minhas filhas!

Aliás, os nossos filhos, os nossos netos, são, por definição, para cada um de nós, obras-primas lindas e irrepetíveis!

Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Jorge: Interessante: tu esperavas o momento em que eu começasse a pintar Rafael. Eu estava convencido que não o iria fazer!

Agora que comecei o retrato, espero acabá-lo!

Bom domingo!

Abraço,
António

A.Tapadinhas disse...

rm: Ainda não podes pertencer ao clube! Podes crer que é diferente!

Não podes estar mais ansioso do que eu, por começar a segunda sessão...

Bom Domingo!

Abraço,
António

A.Tapadinhas disse...

Udi: Os artistas são mais ou menos malucos. Até acho que o ditado, de médico e louco todos temos um pouco, podia ser mudado para: de artista...

A querida, passe das palavras aos actos! A ordem é: Começar, já!

Beijo,
António

A.Tapadinhas disse...

Ava: É verdade: acho que a paixão vai mudar o mundo!

A vida sem paixão não tem significado! É como um Mar sem sal, sem as lágrimas de Portugal!

É espantoso: o amor pelos nossos filhos, parece ser o escalão máximo do amor. Mas, depois, aparecem os netos e estamos noutra dimensão. Parece que furamos a lei da relatividade em que Einstein considerava que era impossível ultrapassar a velocidade da luz...

Beijo,
António

Graça Pereira disse...

Meu Deus, a ternura do avô babado, transborda e não é para menos!Estou desejosa de ver a tela do RAFAEL acabada. Poraqui já se pode ver que ele é um anjo...
Adoro crianças e não vejo a hora de ser vóvó. Quando isso acontecer, acho que vou passar noites inteiras a escrever histórias para depois lhe ler!! Beijos para todos. Graça

Rosebel disse...

O Rafael é lindo e será um privilégio vê-lo crescer. Ele que será um rei só pela família que tem.

Um beijo muito grande com muitas saudades.

Nanda Assis disse...

que lindo!!

bjosss...

A.Tapadinhas disse...

Graça Pereira: Vou já de seguida mostrar como ficou depois de outra sessão...

...Pense no melhor possível... Depois, prepare-se, porque ainda está longe da verdade!

Beijo,
António

A.Tapadinhas disse...

Rosebel: Acredito em ti, porque sabes do que estás a falar!

Matar saudades é fácil: moramos no mesmo sítio. A tua presença será uma alegria para todos nós!

Não te esqueças de trazer um bolo!
:)
Beijo,
António

A.Tapadinhas disse...

Nanda Assis: A beleza é muito subjectiva...

...mas as maiores autoridades em beleza de bebés, são os avós e eu digo que ele é o mais belo...
:)
Beijo,
António

elsa disse...

Olá pai!
Falas-te deste post e deixas-te-me curiosa. Só te posso diz:
:) :) :) :) :) :) :) :) :)
:) :) :) :) :) :) :) :) :)

Tu dizes: "É bom viver!"
Eu digo: " Como é bom viver com a familia que tenho".

Beijinhos muito felizes :)

A.Tapadinhas disse...

Elsa: Olá filha!

Tudo o que dizes é uma quase verdade!
´-)
O "quase" deve-se à distância que nos separa, que nos impede de, sempre que nos apetecer, matar as saudades!
:(
Saber que estão felizes, serve-nos de consolação!
:)
Beijinhos para todos!

Udi disse...

Voltei aqui para comentar seu comentário no Prozac e sou brindada com essa troca maravilhosa de carinhos e amores entre pai e filha.
Linda! Lindo! Lindos!

comentando o comentário:

Eu lia e relia e "sentia" que faltava um "n", mas o olhar sempre checava o segundo "n" e certificava-se de que nada faltava.
Só um olhar não leitor, um olhar de pintor, para enxergar essa má vontade do 1º "n" para com a Primavera!
beijo agradecido pelo olhar generoso sobre o erro de digitação!
Agora que faz sentido, ficará assim!
;)

fairi disse...

que bonito lo que escribes,como describes a Rafael...para mi los niños,son algo muy magico y especial..yo trabajo con ellos ¿sabes? desde que nacen hasta los 15 años..vivo todas sus etapas, acompañandoles, en su crecimiento, velando por su buena salud.DISFRUTO MUCHISIMO¡¡¡¡ y me reconozco en tus palabras, el brillo de los ojos..
sus sonrisas..
sus gestos..
su patosidad a veces, lo mal que dominan sus cuerpos al principio¡¡ y poco, a poco...es como uno de tus cuadros..poco a poco se va producieno.la creacion,el proceso maravilloso de la vida,personitas cambiantes..tengo ganas ya¡¡¡ de ver como queda el cuadro de Rafael.
asin que ARTISTA A TRAVALLARE¡¡

Pena disse...

Oh, Fabuloso Amigo António:
"...Tentei racionalizar o que sei sobre retrato, mas cedo verifiquei que a paixão não me ia deixar…
Preciso de cobrir a tela com uma cor base para harmonizar todo o conjunto. Escolho um tom delicado, como a sua pele, porque penso utilizar o cor-de-rosa choque da toalha, para destacar a suavidade do seu corpo e o brilho dos seus olhos.
Quando fiquei satisfeito com o tom e textura do fundo, fiz um desenho cuidadoso do seu rosto, respeitando religiosamente as suas proporções. Se, como disse o poeta, “todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades”, no caso duma criança, este verso é uma verdade confirmada dia-a-dia..."

Amigo extraordinário, somos ambos homens, mas deixe-me dizer apenas duas palavras:
ENTERNECEDOR e LINDO!

Abraço cordial de uma amizade sincera que não coloca limites ao respeito, estima e admiração...

pena

Vive a pureza da "Arte" de forma sublime e poética.
Parabéns de sinceridade. Adorei!

Isabel disse...

Pues es una bella pintura, y lo mejor para el artista es la implicación emocional con su propia creación. Besos.

http://senderosintrincados.blogspot.com

Rosemildo Sales Furtado disse...

Oi António! Parabéns pelo lindo neto que tens. Quanto ao retrato, com certeza terminarás, pois além do grande artista que és, prevalecerá o amor do vovô.

Abraços,

Furtado.

A.Tapadinhas disse...

Udi: O amor é um extraordinário forno em que se derretem os mais emperdenidos corações...

...quando são moles então, como é o seu caso, não precisa esquentar muito!

Agradeço suas palavras carinhosas.

Beijo,
António

A.Tapadinhas disse...

fairi: E pagam-te para fazeres isso? Que sorte! Deve ter sido a madrinha...
:)
Já não me lembrava do gozo que dá ajudar uma criança a descobrir o mundo...

Beijo,
António

A.Tapadinhas disse...

Pena: Como sempre as suas palavras são uma recompensa para quem, como eu, dá o seu melhor para transmitir aos amigos o seu quinhão de felicidade...

Um abraço, amigo,
António

A.Tapadinhas disse...

Isabel: Neste caso, essa ligação não falta...

... a dúvida é se não será excessiva!
:)
Beijo,
António

A.Tapadinhas disse...

Rosemildo Sales Furtado: Vamos ver o que vai acontecer...

...a esperança nunca morre...

Abraço,
António

SHE disse...

bueee... tengo que aceptar que quedò estupendo.

besos

xistosa - (josé torres) disse...

A cor base é o que mais impressiona, depois do olhar inquiridor.

Não conheço a sua obra, mas esta é de certeza uma das mais impressionistas.
Não será ?

Inezteves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Inezteves disse...

Ficou realmente muito bonito.Tanto a pintura quanto a escrita.Tenho muita vontade ir a Portugal.Enquanto a vida não me brinda com essa chance viajo em filmes e fados.Prefiro muitas vezes algo assim, leve e cotidiano, carregado de realismo, impregnado de vontade.Comecei a pintar, antes de ter lido teu conselho animador!Eu e meu sobrinho, que ri de minhas tentativas...É maravilhoso.Pintar, escrever, rir...Viver é um prazer imenso!
Um abraço!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

I LOVE YOU disse...

AV,無碼,a片免費看,自拍貼圖,伊莉,微風論壇,成人聊天室,成人電影,成人文學,成人貼圖區,成人網站,一葉情貼圖片區,色情漫畫,言情小說,情色論壇,臺灣情色網,色情影片,色情,成人影城,080視訊聊天室,a片,A漫,h漫,麗的色遊戲,同志色教館,AV女優,SEX,咆哮小老鼠,85cc免費影片,正妹牆,ut聊天室,豆豆聊天室,聊天室,情色小說,aio,成人,微風成人,做愛,成人貼圖,18成人,嘟嘟成人網,aio交友愛情館,情色文學,色情小說,色情網站,情色,A片下載,嘟嘟情人色網,成人影片,成人圖片,成人文章,成人小說,成人漫畫,視訊聊天室,性愛,性感影片,正妹,聊天室,情色論壇

tiger disse...

徵信社,尋人,偵探,偵探社,徵才,私家偵探,徵信,徵信社,徵信公司,抓猴,出軌,婚姻,劈腿,感情,第三者,婚外情,一夜情,小老婆,外遇,商標,市場調查,公平交易法,抓姦,債務,債務協商,應收帳款,詐欺,離婚,監護權,法律諮詢,法律常識,離婚諮詢,錄音,找人,追蹤器,GPS,徵信,徵信公司,尋人,抓姦,外遇,徵信,徵信社,徵信公司,尋人,抓姦,外遇,徵信,徵信社,徵信公司,尋人,抓姦,外遇,徵信,徵信社,徵信公司,尋人,抓姦,外遇,徵信社