
Moinho e Estação do Sul e Sueste (Ars Interim)
Acrílico sobre Tela 40x30cm
Durante algum tempo discuti com Ernesto quais seriam as melhores palavras para indicar que uma obra ainda não estava acabada. Tínhamos chegado a um consenso que seria Opus Interim. Agora, que chegava a altura de a aplicar, procurei no Google e lá estava uma empresa com esse nome. A razão porque tínhamos posto de lado Ars Interim (AI) era a sua possível confusão com algum robot e eu, entre um robot e uma companhia, prefiro o robot...
Mais uma vez os moinhos!
Este moinho é o que estava em perigo de derrocada, conforme um comentário anterior. Neste momento está em obras. O Sem Margens congratula-se com esta acção. E eu, muito mais: Vou continuar a ter tema para os quadros do Barreiro!
Neste quadro, o moinho tem ao seu lado direito a Estação do Sul e Sueste, um monumento classificado pelo IPA, que deixou de ter utilidade como estação fluvial e terminal ferroviário… Será o abandono?
Nos quadros anteriores, o ângulo de visão é o que se obtém junto da estação. Desta vez, dei a volta à Caldeira do Moinho Pequeno, para mostrar uma perspectiva diferente, que inclui os dois monumentos.
Com o entusiasmo nem me apercebi que o quadro estava quase concluído!