terça-feira, 3 de junho de 2008

REGRESSO ÀS ORIGENS


Largo José Maria dos Santos (em construção - 1.º dia)
Acrílico sobre tela 40x50cm

Todos os anos tenho colaborado nas festas da minha terra natal, Pinhal Novo, com a exposição de algumas obras.
Este ano não foge à regra, com a pequena grande alteração que foi a minha entrada no mundo dos blogues. Passei a ser um bloguenígena, conforme o neologismo resultante da criatividade dos meus amigos brasileiros. E este facto foi tão marcante, que resolvi acompanhar a minha exposição em Pinhal Novo, com uma postagem, sempre que se justificar, dando nota de algum pormenor interessante que resulte do meu contacto com amigos que encontro por ocasião das festas, ou da troca de impressões com os visitantes que gostam de falar com o criador das obras expostas.
Assuntos familiares inadiáveis, roubaram-me três ou quatro dias de pintura, que me impediram de fazer os quadros que tinha planeado apresentar. Juntando estes dois acontecimentos, resolvi tirar partido deles e mostrar a evolução do quadro que tenho começado, tanto no pavilhão onde tenho a exposição, como no meu blogue. A tela representa o Largo José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, e espero concluí-la antes do final das festas.
Mais uma vez, não terei muito tempo disponível para visitar os meus amigos, conforme merecem. Depois das festas populares, serei eu a fazer a minha festa com as visitas aos bloguenígenas da nossa aldeia virtual.
Ficam todos convidados para a vernissage: quinta-feira, 20 horas.

25 comentários:

Anne M. Moor disse...

Será que aquela mancha branca vai ser uma árvore????????? :-)

Obrigada pelo convite. Estarei levantando uma taça de 'bolinhas' na quinta feira :-)

Estou curiosa pra ver como vai evoluir este quadro...
Beijos borbulhentos :-)

Ernesto Dias Jr. disse...

O comentário da Anne me despertou uma curiosidade.
Um purista me enxotaria sem responder, visto que a técnica na aquarela é considerada trapaceira.
Mas como amador, creio que a petulancia me é permitida, então pergunto:
No acrílico é possível usar-se máscara de reserva?

A.Tapadinhas disse...

Anne: Já me fizeste rir: Uma mancha branca é uma árvore?! Se for amarela é um ovo?! Vou ter um tinto da região que foi considerado o melhor tinto do mundo em 2008, entre concorrentes de 36 países, com mais de três mil vinhos. Para que conste, o vinho é o Syrah 2005, da Casa Ermelinda Freitas. Não tem borbulhas...já passou a puberdade... :)
A sério. O quadro já está definido: vai ser difícil surpreender...
Beijo.
António

jorge disse...

A mi el cuadro ya me gusta, Antonio.

Pero siempre consigues mejorarlo.

Disfruta de las fiestas y de la pintura, eso es lo que hace que despues consigas siempre que disfrutemos nosotros.

Esto de los blogs ¿En que mundo nos hemos metido? ¡eh amigo!

A.Tapadinhas disse...

Ernesto: A pintura a aguarela era desprezada por parte dos pintores a óleo, até que em 1804 foi fundada a Sociedade de Pintores de Aguarela, em Inglaterra. Devido a famosos aguarelistas, como Turner, começou a ser considerada um meio de expressão artística, tão nobre como outro qualquer, até aos nossos dias (sem Jr.:)). Se usarmos o acrílico, bastante diluído em água, pode usar-se máscara, como na aguarela. Com a sua consistência normal, e com a rapidez da secagem, a máscara é engolida... Para guardar uma área tem de se utilizar aquela fita dos pintores de automóvel... mas mesmo assim, é melhor não demorar muito tempo a retirá-la...
Abraço.
António

A.Tapadinhas disse...

Jorge: É verdade, amigo! Os blogues constituem um mundo muito exigente! A pouco e pouco vamos criando responsabilidades e aumentando o grau de exigência que impomos a nós próprios... Parece tão fácil desistir! Será por isso que muitos continuam, impávidos e serenos, persistindo sem desfalecimentos...
Abraço.
António

Suzana disse...

Anne,
Veja só como nossa mente é, eu não vi uma mancha branca! Vi um pássaro!
E agora Antonio?!
O que será?
bjs

RENATA CORDEIRO disse...

Obrigada pelo convite, mas eu teria que atravessar o oceano, meu amigo, que mora no meu país de predileção. Postei sobre Excalibur. Vá lá. wwwrenatacordeiro. blogspot.com/
não há ponto depois de www
Bj,
RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO

Anne M. Moor disse...

Ué António!
Foste tu que me disseste que se eu visse uma outra mancha branca, com certeza seria uma árvore :-) Se bem que a Suzana não viu mancha...
Beijos manchados :-) (novo)

Ernesto Dias Jr. disse...

Fico aliviado em saber que não é feio proteger uma área, rsrsrs...
E depois, gosto muito de, seca uma aguada, passar o dedo e enrolar a goma para descobrir, de novo, a alva brancura do papel.

A.Tapadinhas disse...

Suzana: Bom é ter uma imaginação fértil. Vamos esperar: muito brevemente fica desvendado o mistério...
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Renata: Pode ter a sensação de estar na minha exposição, apenas com um pouco de imaginação. A que é precisa para regressar aos tempos em que os Cavaleiros da Távola Redonda, andavam pelo mundo a salvar donzelas em perigo...
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Anne: A explicação é muito mais prosaica do que se possa imaginar... Na postagem seguinte vou explicar um método que uso para dar harmonia às minhas obras... e fica explicada a mancha, pássaro, árvore, dragão ou sereia que surge dum profundo oceano de cor...
Beijo expectante.
António

A.Tapadinhas disse...

Ernesto: Naquele quadro da foca bebé, feito a tinta-da-china, aqueles pelos que se vêem contra o céu, foram obtidos com a máscara. Recordo a sensação de acariciar a goma que se enrosca sobre si mesma, respondendo à massagem suave do meu dedo... Honny soit qui mal y pense! :)
Abraço.
António

Udi disse...

Gostei demais dessa pintura tranmitindo ao olhar uma leveza muito agradável! Já gosto muito como está mas aguardo curiosa como ficará quando concluída. beijos e boa festa!

Unknown disse...

Ola Tapadinhas, venho do blog de She, gosto imenso de Portugal e de suas gentes e vou muito para lá.

Ví a tuas pinturas, sao muito interessantes, gosto de "os moinhos da Serra Louro"

Em a zona por onde vou a Portugal,a muitos moinhos, sao giros.

Um saúdo.

Isabel disse...

Pásalo muy bien y no te preocupes, que aquí te estaremos esperando. Muestra a todo el mundo lo bello de tu obra y seguro que ésta quedará tan espléndida como las demás. Besitos.
http://senderosintrincados.blogspot.com

Fernanda Irene disse...

Querido António, me encanta participar en esta especie de juego en el que día a día vamos viendo como evoluciona tu cuadro. Cuando abrí tu blog para ver si habías colgado algo nuevo y vi la pintura, me extrañé un poco. Sin leer el texto aún, la amplié y pensé que habrías colgado uno de tus primeros cuadros, pues obviamente lo veía mal acabado. Todo se aclaró cuando leí el texto, no pude evitar reírme de mí misma.

Esperemos con paciencia el siguiente post.

Beijo

Flavio Ferrari disse...

Se pudesse, certamente iria ...
E aproveitaria para comer um bacalhau, como só em Lisboa.

A.Tapadinhas disse...

Udi: Brevemente será satisfeita a sua curiosidade. Espero que goste das soluções encontradas.
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

estrela altair: Bem-vinda! Parabéns, tem um português impecável! Os moinhos estão a ficar ainda mais em perigo (volta D. Quixote, estás perdoado!) com os novos moinhos de alta tecnologia para produção de electricidade.
Um beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Isabel: è sempre muito gratificante encontrar amigos! Espero que gostes da obra à medida que vai crescendo...
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Fermina Daza: É interessante aquilo que me contas, porque me chama a atenção para um pormenor a que terei de dar atenção no próximo post: chamar a atenção que é uma obra em construção.
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Flavio: Bacalhau com todos, só em Portugal... com o nosso vinho! Vou tentar, que os que estão longe, fiquem por dentro da Festa!

Abraço.
António

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

A imaginação faz árvores até no céu. Adoro seu blog, aqui me delicio,comentários inteligentes, seus textos são de dar "agua na boca".Um abraço.
marthacorreaonline.blogspot.com