quinta-feira, 5 de junho de 2008

REGRESSO ÀS ORIGENS (2)


Largo José Maria dos Santos (em construção 2.º dia)
Acrílico sobre tela 40x50cm

A área branca já desapareceu! Toda a parte inferior do lado direito do quadro, onde irão surgir as flores do jardim, foi prenchida com as cores que vão sobrando do desenvolvimento dos plátanos e outras árvores e arbustos que rodeiam a igreja. O tom do céu, também tem o seu reflexo na água do lago. Esta simetria na utilização da cor é a maneira mais fácil de harmonizar uma obra. Podemos utilizar tons com grandes contrastes, sem correr o risco de que a obra fique demasiado agressiva.
Esta obra ficará exposta, como está, no meu cavalete na abertura da Festa. Quando vier para casa, ela virá comigo, para levar mais uns retoques. É isto que farei, diariamente até à sua conclusão.
Estou pressionado com o pouco tempo que tenho para tanta coisa que ainda falta fazer!
Conto com as vossas sugestões e comentários para me ajudar!

8 comentários:

Udi disse...

Uau! ficou ainda mais leve!
Os arbustos do primeiro plano estão numa delicadeza especial!

E essa descrição: "...diariamente até à sua conclusão" estimula até a mim que só desenho carinhas no estilo mais infantil como :)

Anne M. Moor disse...

Hmmmmmmmmmmm imaginando o espocar de cores que surgirá com as flores... Adoro esse acompanhar da obra!
Daqui a pouco estarei levantando uma caneca de café para a inauguração e pensando em vcs. Divirtam-se!
Beijos borbulhantes (do suposto champagne) :-)

Isabel disse...

Poco a poco va surgiendo el brillo de la luz, esa luz que sabes imprimir a todos tus cuadros y que no sólo los ilumina, sino que los llena de alegría. Besos.
http://senderosintrincados.blogspot.com

Fernanda Irene disse...

Querido António, ya has dejado tu sello en esta tela: Tus inconfundibles tejados rojos y tu cielo azul y luminoso. Supongo que ahora faltan los detalles que le dan vida y calidez a la imagen, esos que la convierten en fiel retrato del lugar que nos muestras. Echo de menos el reflejo de los árboles en el agua del lago y los matices en los troncos y en los arbustos, y las flores del jardín. Me encanta ver cómo vas añadiendo, matizando, sombreando... en definitiva, cómo vas dándole vida al lienzo.

Vuelvo mañana

Un beso

A.Tapadinhas disse...

udi: Esse entusiasmo juvenil que manifestas é muito inspirador...

Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Anne: Café estava gostoso? Supostamente, não tinha borbulhas... O meu vinho tinto também não...
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Isabel: A alegria que transmito com as minhas obras, já reside inicialmente na pessoa que as vê. Eu serei o agente catalizador...
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Fermina Daza: No caso da pintura, às vezes conseguimos corrigir, algo que não esteja bem. Por outro lado, também é muito fácil estragar uma obra por causa de um pormenor. Em pintura não serve o ditado: "quem nasce torto, tarde ou nunca, se endireita". Até amanhã!
Beijo.
António