quinta-feira, 25 de agosto de 2011

DESCANSO

Em Descanso Autor António Tapadinhas
Óleo sobre Tela 80x100cm

Sempre me senti fascinado pelas grandes máquinas…
Neste caso o monstro está a descansar. Não é que ele precise de descanso; o homem que o comanda é que necessitou de uma pausa.
Estas máquinas estão a mudar a frente ribeirinha da Moita. Com a reposição do funcionamento hidráulico do dique, a limpeza do leito e o consequente aumento do fundo navegável do rio, serão mais fáceis as manobras de entrada e saída da Caldeira. Com estas operações será criado um espelho de água permanente, sendo de prever o incremento das actividades náuticas num agradável espaço de lazer de que toda a população poderá usufruir.
Também aqui o homem que comanda o blogue vai fazer uma pausa, para dez dias de férias no Algarve. Não pensem que vai descansar: a minha filha já me avisou que o meu neto tem as pilhas carregadas de energia inesgotável!
Terrível trabalho me espera! Que não vos falte uma tarefa assim…

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CRISTO-REI

Cristo-Rei Autor António Tapadinhas
Tinta-da-china sobre papel Canson 400g 30x30cm

Este estudo foi feito a tinta-da-china e pincel para ilustração de um conto. O que me chamou a atenção e motivou a execução desta obra foi a aparente indiferença dos operários perante a imponente figura que tentava abraçá-los. Tinha planeado fazer a obra final em óleo sobre tela mas, até agora, ainda não tive tempo…
A imagem foi captada quando se realizavam as obras na ponte 25 de Abril, no já distante ano de 1999, na preparação do tabuleiro para a passagem do comboio na travessia do Tejo.
Esta ponte entrou em funcionamento em Agosto de 1966 e ainda está entre as maiores pontes suspensas do mundo e era, na época da sua construção, a maior da Europa.
Tem, para mim, uma curiosidade ainda maior: A primeira e única vez que a atravessei por baixo foi em Agosto de 1967, a bordo do paquete Vera Cruz, no regresso da minha comissão em Angola!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

BAHAMAS


Máscara Autor António Tapadinhas
Acrílico sobre papel Canson 400g 32x24cm

Em 2002 fiz um cruzeiro nas Bahamas. Saí de Miami no luxuoso paquete “Majesty of the Seas”, direito a Nassau, onde bebi rum no “Nassau´s Pirate Pub”, passei um dia numa ilha minúscula com o nome de ”CocoCay”, concessionada para uso exclusivo dos participantes no cruzeiro, onde nos vinham servir as bebidas enquanto nadávamos nas suas águas cálidas. E nem digo quem e como nos serviam as bebidas…
Depois desta viagem de sonho, ao contrário do que seria de esperar, escrevi um conto de terror, que tem o seu início em Nassau.
Este meu trabalho, que serviu para ilustrar o conto, é inspirado nas máscaras nativas que estão presentes em quase todas as lojas para turistas.
Quanto ao conto propriamente dito, vai fazer parte dum livro de contos que estou a preparar para apresentação a uma editora…