segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ANO NOVO



Inverno Acrílico sobre tela 100x100cm

Foi a ouvir o concerto para violino e orquestra, “As Quatro Estações”, de Vivaldi, que encontrei a inspiração para executar este quadro. Logo no início, os acordes dissonantes da orquestra lembram os gélidos ventos e a queda de neve, com o violino em escalas descendentes e harpejos, imitando o canto dos pássaros ávidos do calor do sol. Curiosamente, quando procurei a ilustração para esta postagem, surgiu-me esta encenação do concerto em que as cores dos fatos dos personagens são iguais às que utilizei no meu quadro.
Esta obra foi feita por mim com as mãos a tremer de frio, a ser atingido pelos ventos cortantes que, apesar das portas e janelas fechadas, entram pelas frinchas do meu estúdio…
Mas é com o coração quente que desejo a todos os amigos um Feliz Ano Novo!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL


Tomar Rio Nabão Óleo sobre Tela 90x105cm

Tomar é uma cidade de que eu guardo gratas recordações. Passei lá um período muito importante da minha vida, à sombra do Convento da Ordem de Cristo e do Castelo Templário fundado em 1160 por D. Gualdim Pais, Mestre Provincial da Ordem do Templo. Quando os Templários começaram a ser perseguidos em França por Filipe, o Belo, Portugal recebeu os membros da Ordem, em reconhecimento dos serviços prestados, nomeadamente nas guerras de Reconquista que expulsaram os mouros da Península Ibérica. O Infante Dom Henrique, grão-mestre da Ordem, soube utilizar os recursos e os vastos conhecimentos de que dispunham sobre navegação, para o êxito dos descobrimentos portugueses. O seu poder, diz-se, resultou directamente de documentos e tesouros encontrados na sua sede, situada no Templo de Salomão, em Jerusalém, nomeadamente o Santo Graal, o cálice onde foi recolhido o sangue de Jesus Cristo e que foi usado na última ceia.
Convoco o misticismo desta cidade, do seu rio, e dos Cavaleiros do Templo para desejar a todos os meus amigos Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz, saúde, amor e grandes realizações artísticas.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O OLHO DE ULISSES


Olho de Ulisses Óleo sobre Tela 120x120cm

Há uns anos, resolvi fazer uma série com pormenores de embarcações da região, utilizando as suas formas elegantes e funcionais e os elementos decorativos pintados no seu casco, nomeadamente flores, as santas padroeiras, das quais a Nossa Senhora da Boa Viagem é um exemplo, e os olhos pintados na proa de alguns barcos que, ao contrário do que se poderia pensar, não serve apenas para ornamento. Já na antiga Grécia, desenhar ou gravar olhos nos objectos servia de mágica protecção contra o mau-olhado para os defender e aos seus donos, das invisíveis forças do mal. Neste caso das embarcações, a sua origem é atribuída a Ulisses, o lendário guerreiro grego.
Não sei se tem algum efeito em termos de protecção, mas que são bonitos, lá isso, são!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008


Invenção do Alfabeto Acrílico sobre Tela 100x100 cm

Na exposição que está a decorrer, estive a rever algumas fotografias de obras abstractas antigas, de entre as quais retive esta, que me lembrou a intenção que tinha de fazer uma série com as diversas invenções que transformaram o homem naquilo que é hoje, para o bem e para o mal. Nesta “Invenção do Alfabeto” de 2001, transformei a tela num terreno, pintando-a com tons terra, ocres e amarelo de Nápoles, para ser possível estudar neste “campo” as culturas e os modos de vida do passado, com os vestígios materiais que ia pintando. Cheguei até aos nossos dias, mostrando as estruturas de casas, arranha-céus incluídos, para deixar aos vindouros a possibilidade de compreenderem os valores culturais da nossa geração. Gostei tanto da já esquecida ideia que estou a considerar a hipótese de continuar a série.
O que acham?

sábado, 6 de dezembro de 2008

Entre 4 e 7 de Dezembro, realiza-se a 2.ª Mostra Internacional de Cinema Alternativo "Cão Amarelo", com um extenso programa, com várias sessões de cinema, perfomance, ateliers e uma Exposição de Pintura. Para mais informações www.caoamarel.blogspot.com

Exposição de pintura de António Tapadinhas
“O Mundo é um Caleidoscópio”

Nesta exposição, o artista pinhalnovense mostra uma vertente, talvez menos conhecida, da qualidade multifacetada da sua já extensa obra: a pintura abstracta.As peças foram especialmente escolhidas para um público que não se identifica (ou rejeita!) a arte figurativa por a considerar conservadora, ultrapassada. Nelas, pode descobrir-se facilmente um fio condutor que resulta da preparação cuidadosa, que não invalida, antes pressupõe, a criatividade natural e a espontaneidade.É uma exposição de emoções; sem elas estas obras não teriam certamente sido criadas.A exposição será inaugurada com a presença do artista. Ficará patente até dia 12 de Dezembro.

TAPADINHAS E 59ª POESIA


Um plano de conjunto da exposição

Foi pois na Quinta-feira 13 que se fez a inauguração da exposição de pintura de António Tapadinhas. A exposição conta com 19 obras, todas elas dentro do abstracto, abordando vários temas, como as quatro estações do ano, a música, a cidade e o cosmos. Para além da tertúlia que estas ocasiões naturalmente proporcionam, a noite foi também a 59ª sessão de poesias que, como não poderia deixar de ser, contou com a tribo do costume e também com a intervenção do artista com um poema de António Gedeão. Depois do poema infinito de Flankus, na fase final António Xavier escolheu um poema sobre o infinito. E foi a ouvir este poema que os presentes, contemplaram um quadro à sua escolha, numa experiência que depois valeu mais uma pequena tertúlia e se prolongou pela noite afora. A exposição estará patente até dia 12 de Dezembro.


António Tapadinhas à conversa com o público.