sexta-feira, 9 de maio de 2008

FESTA DE PINHAL NOVO


Castelo de Palmela
Fotografia de Aníbal G. Sousa
Esta fotografia foi tirada pelo meu amigo Aníbal, que é um fotógrafo e caminheiro emérito, conhecedor de todos os recantos da Serra do Louro, e que por isso obtém ângulos pouco habituais, mesmo para os que conhecem a região.


A vez de Palmela

Todos os anos tenho colaborado na festa da minha terra, apresentando um pavilhão com as minhas obras, algumas delas executadas especialmente para a ocasião. Este ano, mantenho a tradição. A festa vai decorrer entre 5 e 10 de Junho.
Pensei que seria interessante ir mostrando o desenvolvimento de uma obra até à sua conclusão. Mostrar a fotografia que serve de base para a composição, a selecção do tamanho, o seu desenho, a escolha das cores, a técnica utilizada, o estilo para tornar o tema mais sedutor.
O plano é, no fim de cada dia, ou depois dum avanço significativo, mostrar as diversas fases do processo de execução e criação.
Se este convite para espreitar o meu processo de criação, resultar nuns momentos agradáveis de convívio, terei muito gosto em repeti-lo para uma outra exposição que tenho agendada para a rentrée.
Na abertura da festa, a Presidente da Câmara de Palmela, Ana Teresa Vicente, acompanhada do Presidente da Junta de Freguesia, Álvaro Amaro, passam por todos os stands, trocando algumas palavras com os feirantes. Tem acontecido, que eu tenho em exposição quadros com paisagens de diversas terras do distrito e, por acaso, a vila de Palmela não tem sido contemplada nessa mostra. Depois dos cumprimentos, tem surgido a pergunta: Para quando um quadro de Palmela?
A resposta está agora a ser construída...


Castelo de Palmela Acrílico sobre tela 40x50cm

Utilizei este formato, tendo em atenção o espaço limitado de que disponho e as características populares da festa.
Depois destas primeiras horas de trabalho, ficou estabelecida a linha do horizonte, a localização de alguns pontos guia e o tom geral da obra. As cores do céu, já estão replicadas no acidentado terreno, para que a harmonia esteja presente desde o início. Estou a trabalhar com as cores puras directamente sobre a tela, para dar uma forte textura ao suporte do motivo principal da obra: o Castelo.
Amanhã, quando voltar a pegar na obra, a tinta acrílica já estará completamente seca. Qualquer correcção que eu queira fazer, tem de ser com uma navalha para raspar a tinta acrílica. É esta a grande diferença para a tinta de óleo: ainda não estaria seca, o que permitiria a sua mistura com as tintas que quisesse utilizar no dia seguinte.
Então, até amanhã!

PS. É natural que vá descurar um pouco, por falta de tempo, a consulta diária que costumo fazer aos blogues dos meus amigos. Espero que me desculpem!

6 comentários:

Anne M. Moor disse...

Vou pensar no teu caso... :-) Mas esse convite a espiar por cima do teu ombro enquanto em criação é um privilégio ímpar... O primeiro gostinho já dá pra 'sentir' o que vem...
Aguardando o amanhã :-)
Beijos

KLAU disse...

MAESTRO HERMOSO !! TANTO TIEMPO, HE ESTADO UN POQUITINHO ENFERMITA, AQUI AHORA FUERTE GUERRERA DE NUEVO VENGO A INVITARTE SI ME HACES EL HONOR DE TU VISITA A MIS NUEVOS ESPACIOS, TE DEJO LOS LINKS ESPERANDO QUE TE ENCUENTRES FANTASTICO !!!!

http://breathinblue.blogspot.com/

http://theotherside-
klau.blogspot.com/

MUITOS BESINHOS ♥
DE TU ADMIRADORA ARGENTINA

AZULES PARA TI ♥♥♥

Desabafosescritos disse...

António, aquela impossibilidade de que fala parece-me que é mesmo só para o slb... Não esperávamos que fosse assim tão mau, não é? Agora gente boa com mau feitio, concerteza. Um beijinho e mais uma vez obrigada pelo que nos vai contando... comento pouco, mas leio e vejo muito! Laura

A.Tapadinhas disse...

Anne: Tenho sentido a tua presença... É um estímulo para que a obra nasça com tudo o que precisa para ser da família, quer dizer, prima. :)
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Klau: Uma guerreira como tu não pode estar doente: os heróis e heroínas, nunca estão, são imortais... é assim que te vejo...
Vou visitar-te, com prazer, se isso contribuir para te curares mais rapidamente.
Beijo.
António

A.Tapadinhas disse...

Desabafos escritos: Gostava que houvesse um meio de detectar as tuas visitas, querida amiga. Sei as dificuldades que tenho em visitar, deixando sinal da minha presença a todos os amigos. Por isso, me sinto tão agradecido a todos os que o fazem.
Beijo.
António